PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DABKE...A RODA QUE NUNCA SE FECHA!



Toda boa festa ou apresentação de dança do ventre também tem uma bela roda de dabke no final. Todos os bailarinos, convidados e quem mais estiver por perto será puxado para e irá literalmente ”bater no chão com os pés” (tradução literal da palavra), afinal é um momento de extrema alegria e festividade. Homens, mulheres, crianças e idosos entram na dança, pois o dabke das festas não tem tabus ou preconceitos.
Quem já entrou numa roda dessas sabe o quanto pode ser divertido. E complicado! O dabke é dançado no Líbano, Síria, Palestina e Jordânia. Também existe em versão para palco, coreografada para grupos mistos ou de casal.

Tradicionalmente dançado em grupo de homens, formando rodas, meia-luas ou uma linha. As pessoas dançam de mãos dadas, com um detalhe: a sua mão direita sempre fica sobre a mão esquerda do companheiro ao lado. A roda é puxada pela ponta direita por um ”líder”, que guia o grupo girando um lenço branco. Ele dá pulos, giros, se ajoelha e faz outros passos enquanto o grupo o acompanha com batidas muito fortes dos pés. Há uma base, mas a combinação e a varidade de sequências de passos são grandes, principalmente por que alguns são específicos para rodas e outros para palco.
Há uma marcação de ritmo (Said e Malfuf são os mais comuns) com passos para frente e para trás, pulinhos, chutes, saltos e agachamentos. Nada de marcações de quadril e ondulações de braços. A música é acompanhada por um derbake,nay ou mijwiz. As roupas tradicionais desta dança são as calças shieruel (ou cirwal) e as botas, para os homens. O visual é complementado por uma faixa vermelha na cintura, coletes e, na cabeça, um chapéu, faixa ou um pano conhecido como kefyeh ou kafieh. Enquanto isso, as mulheres usam vestidos fechados com um lenço no quadril, salto alto e um lenço na cabeça dá o charme.
Tudo isso teve origem nas aldeias do Líbano. Antigamente, o telhado das casas eram cobertos com plantas, galhos e lama. Na transição entre o outono e o inverno, a lama secava, começava a rachar. Para a reforma, eram chamados vizinhos que formavam uma fila, ficavam de mãos dadas e batiam os pés na lama para compactá-la novamente. Dizem que foi assim que surgiu o dabke. Depois, a dança se tornou um verdadeiro ritual e entrou para a tradição do país. Nos anos 60, passou a ser apresentado em eventos, apresentações e teatros.
"A RODA DE DABKE NUNCA SE FECHA, POIS SEMPRE A LUGAR PRA MAIS UM."


Fonte : http://cadernosdedanca.wordpress.com

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

RECEITAS DO JAMAL: KAFTA.


Originalmente, este prato é feito com carne de carneiro. Mas, aqui no Brasil, ele é feito com carne de boi na maioria das vezes. Um dos ingredientes fundamentais é a pimenta síria, que proporciona um perfume e sabor delicioso a esse prato.
O Kafta é um prato bem versátil e pode ser feito de várias maneiras. Assado no forno, na churrasqueira ou em uma frigideira

INGREDIENTES:
1 kg de patinho moído(s)
1 unidade(s) de cebola picada(s)
3 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)
2 colher(es) (chá) de pimenta síria
1 unidade(s) de limão espremido(s)
3 colher(es) (sopa) de óleo de soja Sadia
quanto baste de sal

Acompanhamentos:
Pão sírio.
labne (coalhada seca).
Cebola frita(s).
Tabuli.

MODO DE PREPARAR:

Misture bem a carne, a cebola picada a salsinha picada a pimenta síria, o limão e o sal e forme bolinhos compridos, afinando a ponta. Frite-os ou asse-os e reserve.

Dicas:
-Monte um sanduíche colocando um ou dois Kaftas em metade de um pão sírio. Acrescente o Tabule e a cebola frita. Cubra com o Labne, enrole e sirva.
- Se você for fazer o Kafta na churrasqueira, espete os bolinhos em espetos de madeira, deixando os espetos de molho por meia hora, para que eles não queimem.
- Se você for fazer na frigideira, deixe-a aquecer bem, para a carne não soltar água e o Kafta desmanchar.
- Caso for assar no forno, forre a assadeira com rodelas de tomate, para que os bolinhos não grudem e passe um pouco de manteiga, para que fiquem suculentos.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

MEDIDAS PARA CONFECÇÃO DE ROUPA DE DANÇA DO VENTRE

Para se fazer uma roupa de dança do ventre é necessárias as seguintes medidas:
Saia: medida da cintura
Sutiã: medida do busto (passo 1 abaixo) e tamanho do busto.
Comprimento da Saia : para o comprimento da saia necessita a medida da sua cintura ( do numero 2 da figura abaixo) até o tornozelo em linha reta.


SAIA

MEDIDA DA CINTURA: Meça sua cintura com uma fita métrica em torno da parte mais larga da sua cintura ( veja o numero 2 da figura ao lado) em centímetros.

SUTIÃ

MEDIDA DA CIRCUNFERÊNCIA DO BUSTO: PASSO 1. Meça a largura do seu busto com uma fita métrica abaixo do busto ( como na figura ao lado do número 1) em centímetros. Esta medida é a medida da circunferência abaixo do busto.

PASSO 2. Para se sentir mais segura, você deve escolher um tamanho acima do seu.

Como você pode medir o seu tamanho do seu busto? Primeiro imprima o desenho feito para os tamanhos L-Grande, M-Medio ou S-Pequeno :





PASSO 3- IMPRIMIR
Por favor escolha o tamanho para imprimir abaixo:
L - Grande
M- Medio
S- Pequeno
Confira se as dimensões impressas estão corretas medindo com uma regua as linhas pontilhadas e confirindo a dimensão escrita no papel (Isso significa que você imprimiu o desenho nas dimensões correctas). Se estiver correta, você deve recortar o desenho. Você precisará juntar as partes do desenho marcadas por setas verdes pequenas e usar um durex para uni-las. Por favor cole as setas uma as outras, elas precisam ficar lado a lado sem se sobrepor.



PASSO 4 -CORTAR

Agora coloque o papel sobre o seu busto e cheque qual é o seu tamanho. Tente o tamanho grande, medio ou pequeno.Se o tamanho do seu busto mudar com o tempo, o sutiã pode ser ajustado cerca de um centimetros através de pequenos ganchos.



PASSO 5 -CHEQUE O TAMANHO

Pronto você ja tem as medidas para sua futura roupa.

O QUADRIL DA BAILARINA BRASILEIRA

                                                                                                                                   por: Jamal Marzuq

Que o povo brasileiro tem ginga nos pés isso não se discute, é só ouvir uma batucada e ja sai dançando, ou até os mais timidos se arriscam em bater de pé no chão no ritmo da musica, com a bailarina de Dança do Ventre essa vontade de sair dançando é triplicada, basta ouvir um batuque e seu quadril ja inicia leves movimentos, é como se o cérebro mandasse automaticamente os comandos ao corpo com mínimo de musica rítmica que escuta. De todas as Bellydancers do mundo as brasileiras com certeza são as que dominam melhor as técnicas de quadril, pois o Shimmy surge de forma natural.
Mas ter tanta ginga exige um preço, muitas bailarinas só desenvolvem o "quadril", resumindo sua dança apenas nele, esquecendo que a Dança do Ventre é muito mais completa e tem muito mais que apenas o quadril, deixando de lado o encanto e beleza do Taksin ou o improviso de leitura de alguns instrumentos Árabes, como o Alaude, Flautas e Acordeon, que são melódicos e exigem os movimentos de pernas, braços, cabeça e tronco, deixando de lado o balançar frenesi do quadril.
O quadril é sem duvida o grande atrativo na bailarina, quando ele segue e muitas vezes duela com as batidas do Derbak (percussão) encanta aos olhos, mas a Dança do Ventre não é somente quadril, ela é todo um conjunto, o corpo todo dança, balança e encanta.
Rakssas estudem novas musicas que voces não estão acostumadas a dançar, musicas com menos percurssão, criem coreografias deixando um pouco de lado o quadril, fazendo a harmonia entre corpo e quadril, pois muitas vezes o quadril se torna uma parte independente do corpo da bailarina,  parecendo ter vida com vontade própria.

Boa dança a todas.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A PRIMAVERA E A BAILARINA!

                                                                           por: Jamal Marzuq
A Estação das Flores e das Danças.

A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.
É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.
Já com relação a mudanças climáticas, é um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando. O mesmo ocorre com as águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do hemisfério sul, ficam amenas.
A primavera é encantadora aos olhos assim como a Dança do Ventre, suas cores são fantásticas, comparo as pétalas abertas ao balanço da brisa as vestes de uma Bailarina do Ventre, se observarmos as flores nos campos tem-se a impressão de que elas estão bailando, rodopiando ao vento, jogando seu perfume ao ar. Uma Bailarina também causa o mesmo efeito de um campo florido, ela rodopia, encanta aos olhos e perfuma o ambiente a sua volta.
De todas as estações do ano, sem duvida a primavera é a que mais lembra e se assemelha a Bailarina de Dança do Ventre, pelo seu encanto natural, pela delicadeza, suas cores e perfumes, algo que somente uma Bailarina de Dança do Ventre consegue ter, consegue passar atraves de sua dança tudo isso.
 Que muitas primaveras venham, que muitas novas Bailarinas floresçam, que o encanto das cores, movimentos e perfumes jamais deixem de existir, pois enquanto houver primaveras haverá sempre Bailarinas.
Boa dança a todas.

UM BELO DABKE, PRA ANIMAR A CHEGADA DA PRIMAVERA...

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MÊS DE SETEMBRO !!! VOLTA AS POSTAGENS DO BLOG!!!

Ola! meu abraço a todas as maravilhosas Rakssas e outros que acompanham meu Blog, após o período do Ramadan 2011 estamos de volta ao Blog e iniciaremos as novas postagens, inclusive as videos aulas de Snujs, agradeço a todas(os) que visitam o Blog, só sinto falta dos comentários sobre as matérias aqui postadas, gostaria de saber a opinião de todas bailarinas e pessoas envolvidas direta e indiretamente com a dança do ventre, que nossas manhas de Setembro sejam todas encantadas um grande abraço a todos.