PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

JAMAL ENTREVISTA!!!


NOVIDADE NO BLOG:

AGORA A CADA 20 DIAS TEREMOS A COLUNA “JAMAL ENTREVISTA”

SERA ENTREVISTADA VIA MSN UMA BAILARINA DIFERENTE A CADA 20 DIAS POR JAMAL MARZUQ, PARA PARTICIPAR BASTA ENVIAR UM E-MAIL DIZENDO QUE GOSTARIA DE SER ENTREVISTADA E ADD O MSN jamalmarzuq@hotmail.com ,  E VOCÊ SERA SELECIONADA PARA PARTICIPAR DE UMA ENTREVISTA PARA O BLOG, A ENTREVISTA SERA PUBLICADA NA INTEGRA ASSIM COMO SEUS CONTATOS E FOTOS.

É A CHANCE DE EXPOR AQUILO QUE PENSA SOBRE OS TEMAS ABORDADOS E DE DIVULGAR SEU TRABALHO.

domingo, 26 de agosto de 2012

NOVAS ESSÊNCIAS DE SHISHA (NARGUILE)

por: Jamal Marzuq


“Habibas” novidades no pedaço!!!

 Trata-se das novas essências para narguilés feitas de pedras aromatizadas.
Essas novas essências são totalmente livres de nicotina e alcatrão por não conterem nada de tabaco em sua composição, trata-se apenas de pedras que absorvem o melaço e quando aquecidas elas liberam a fumaça com o sabor escolhido. Por não serem considerada fumo(tabaco) elas podem ate ser usadas em ambientes fechados proibidos pelas leis anti- tabagismo, pois em sua embalagem não existem restrições do ministério da saúde, e também não causam o mal que as antigas essências causavam, pois eram tabaco assim como os que compõem o cigarro.
No mercado já há duas marcas a importada da Alemanha da marca Shiazo, por sinal uma excelente  essência de longa duração e a nacional Ishtar, essa segunda tem menor duração mas tem muito mais sabores, como manga, banana, melancia, limão e outros, já a Shiazo tem hortelã, energético, duas maças, maracujá, morango. Você as encontram  em lojas especializadas na media de $15 a $20 Reais.


É recomendado para usa-las um rosh ( cerâmica ) do tipo Vortex ou Punnhel, pois eles tem furos elevados não deixando o melaço escorrer como acontece com os roshs tradicionais que tem efeito de ralo, no qual o melaço escorre por ele, com esse tipos de rosh de furo elevado você aumenta o tempo de uso da essência e seu sabor. A media de preço dos rosh variam de $15 a $30 Reais, também achados em lojas especializadas.



Agora se pode usar a sua Shisha sem peso na consciência de estar consumindo 100 cigarros como vemos em matérias espalhadas pela net.

Boa fumaça saborosa e gelada a todas.

MAIS UM POEMA A BAILARINA DO VENTRE...



Por: Jamal Marzuq

Apenas a observo, gira rodopia, um sorriso me lança;
Linda! Ela baila! Ela dança! Seus braços soltos, seus olhos me encanta;
Que som magico da orquestra exala, e ela ali, apenas no salão sozinha dança;
Suas vestes vermelhas, seus olhos pintados, em sua boca um sorriso que me deixa acanhado;
Ah! Se pudesse, o mundo nesse momento parar, tenha certeza que o pararia, e somente a ti ficaria a observar;
Sou pequeno quando vejo sua dança que sai de dentro de ti, sou aprendiz, sou menino, sou bobo, confesso que você me tira o ar;
Juro! Não consigo meus olhos de ti desgrudar, você me faz seu escravo, me prendendo apenas no seu simples gingar;
Já me levou aos céus infinitas vezes, cuidou de minhas magoas, me fez o sorriso novamente nos meus lábios voltar;
Se tornou minha prioridade, minha inspiração, meu desejo de cada dia acordar sabendo que novamente sua dança poderei contemplar;
Queria que fosse minha, mas quem sou eu? Para tal presente divino poder ganhar?
Se você foi feita para a dança! Feita para enfeitiçar! Pois bem, a deixo seguir livre, para que o mundo conheça o seu modo de dançar. Baila minha bailarina, jamais deixe o bailar.


bailarina foto: Dani Boscolo

PARA DANÇAR !!! APRENDA A ESCUTAR !!!

              
                                                                                                    Por: Jamal Marzuq

Olá “habibas”, depois de algum tempo ausente do nosso espacinho árabe, voltei! Peço desculpas pela ausência e vamos encher novamente o nosso blog com as novidades, curiosidades, noticias e dicas do mundo da dança do ventre e da cultura árabe.

Quero falar sobre a importância de ter um bom ouvido quando se dança. Como já sabemos a dança do ventre é muito rítmica, tem diversos instrumentos e em cada momento da musica um deles esta em pleno destaque, conhecemos os mais tradicionais como o derbak, que praticamente é usado como base em todas as musicas árabes, mas a bailarina deve estar atenta e conhecer um pouquinho de cada um dos instrumentos que referida musica esta usando, por isso é bom estudar sobre os instrumentos e saber identificar seus sons, saber identificar o momento em que ele esta em destaque, pois é justamente esse instrumento em evidencia que você ira seguir em sua dança, eu recomento as musicas clássicas para se estudar, pois elas são ricas em quantidade de instrumentos empregados nelas.
Quando a musica muda para o taksim a bailarina deve identificar de imediato que caiu o ritmo e fazer movimentos típicos do taksim e não seguir a percussão que geralmente (nem sempre a percussão toca no solo de instrumentos harmônicos) ainda continua marcando a musica, é importante você estar com seu ouvido afinado, escute as palmas, os snujs que surgem em determinados trechos da musica, identifique os instrumentos que estão sendo tocados, e aquele que esta em destaque, pois é em cima dele que você ira desenvolver a sua dança.
Devem-se “perder” horas escutando a musica e analisando-a, pois assim ficara mais intima dela, e mesmo que tenha que dançar uma musica desconhecida, você saberá decifrar os instrumentos que estão em destaque, com isso saberá como se portar dançando em cima deles, tão importante quanto dominar as técnicas de movimentos é dominar o ouvido.
Ter intimidade com a musica e os elementos que a compõe, essa é uma questão básica para se dançar de forma harmoniosa e perfeita, escute com a alma, sinta lá dentro de si a musica, e verá que os movimentos surgirão em perfeita harmonia e cumplicidade com a melodia, é como se fosse um só elemento, a bailarina e a musica.
Boa dança a todas.

Bailarina foto: Gaby G. Piccinato