PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

sábado, 30 de março de 2013

CORPO OU DANÇA?


  
Por: Jamal Marzuq

Bom, já vou direto ao assunto, tem muitas, mas muitas bailarinas por ai afora achando que ter um corpão vai fazer  a diferença na sua dança! Puro engano, muito pelo contrario ser “gostosona” vai atrair outros tipos de admiradores.

Perdem horas, tempo e dinheiro em academias malhando, as vezes ate apelam para intervenções cirúrgicas para terem o corpo desejado, ficam lindas, abusam das roupas sensuais, mas se esquecem da dança, esquecem de dançar ou melhor de aprenderem a dançar.

Hoje tem umas cabeças pensantes por ai que estão ditando as regras para a dança do ventre, “primeiro seja linda e gostosa depois dance um pouco e você vai arrasar”.

Ah! Chega de ficar quieto vendo isso acontecer, aqui no meu espaço tenho todo o direito de falar e cutucar quem pensa dessa forma.

A mulher que se dedica a fazer dança do ventre e leva isso a serio, que esta disposta a dançar em casas especializadas, competir em festivais, concursos, enfim ser bailarina de dança do ventre mesmo, ser professora no futuro, não tem que perder tempo querendo ser a “gostosona”, sim roupas lindas, ter sensualidade, glamour, cheirosa, alegre tudo isso é bom, mas tem que saber dançar primeiro, tem pessoas que acham que são as bam bam bans, só por que tem um corpão, olhos azuis ( lentes), cabelos lisinhos (chapinha) e coisa e tal, então que participem do concurso de misses e não na pratica da dança do ventre. Todas são lindas pelo fato de serem bailarinas, e com uma bela dança se tornam ainda mais lindas, mais sensuais, mais interessantes, mais mulher. Habibits, se dediquem a dança em aprende-la de forma correta, perfeita e original, não se deixem levar pelo mercado, pois o mercado quer apenas lucros, explorar a dança, na verdade explorar a bailarina. Acho que manter o corpo em forma é importante e saudável, mas não queriam ser antes de aprenderem a dançar as tal, se você é bailarina do ventre saiba dançar primeiro depois vem a estética, eu não acho que precisa disso, mas a vaidade é fogo.

Essa é a minha visão do que esta acontecendo hoje, eu vi uma bailarina que acompanho ela por vídeos, eventos e redes sociais, ela era um encanto, ainda aprendiz dominava via nela um potencial imenso, estava progredindo muito, a cada dia, mas começou a se dedicar ao culto do corpo e parou no tempo em relação a dança, hoje toda sarada, torneada, não dança nada, esta ainda estacionada no tempo.

Se você quer ser reconhecida, aplaudida aprenda a dançar, o corpo envelhece, fica feio, tudo cai, mas sua dança sempre encantara não importa a idade que tiver, sempre sera uma diva encantadora.

“Dança do ventre é a mulher na sua verdadeira forma”

Boa dança a todas

quinta-feira, 21 de março de 2013

VALE A PENA...


"Um dia as pedras no caminho deixarão de existir, pois já terão virado pó. Um dia as lagrimas deixarão de escorrer, pois já terá secado toda a fonte. Um dia os pés serão felizes ao dançar e o corpo glorioso em seus movimentos. Um dia a dança será o premio por quem a conquistou, lutou, enfrentou a tudo e todos, saiu vitoriosa, a dança venceu....bailarina jamais desista da dança, pois ela jamais irá desistir de você!!!"
Jamal Marzuq

terça-feira, 19 de março de 2013

JAMAL ENTREVISTA - ALANA JOHARI.


Entrevista com a Bailarina Alana Johari Bailarina, Professora  de Dança do Ventre com selo de qualidade Khan el kalili 2012  proprietária do Studio A de dança do ventre na cidade de Mauá.


Jamal Marzuq-   Ola Habibit, primeiramente quero agradece-la por estar concebendo esta entrevista para o Blog.
Alana Johari- Querido Jamal eu que agradeço o convite em dividir com todos a minha trajetória na dança.

JM-   De que forma e quando foi o seu primeiro contato com a dança do ventre?
Alana - Meu interesse surgiu com a novela do Clone nossa era como se eu tivesse vivenciado aquilo tudo, não tem como explicar ,acho que pra muita gente esse foi o ponto inicial. Lembro-me que na época não levei a diante em procurar fazer aulas. Em 2009 conheci a Valéria Jouze bailarina e professora aqui da minha cidade , onde resolvi fazer uma aula experimental e  nunca mais parei, foi amor a primeira vista a partir dali percebi que eu não tinha escolhido a dança, mas a dança tinha me escolhido e através da dança conheci a Tahya Brasileye com quem me aperfeiçoei profissionalmente e faço aulas até hoje.

JM - Voce tem alguma descendência Árabe?

Alana - Não habibi...sou brasileiríssima.

JM-   Vi que ministra aulas, você tem algum método de aprendizado especifico, desenvolvido por você mesma?
Alana - Olha procuro seguir a linda de ensino da Khan el Kalili onde foi a minha base de estudo.

JM -Me diga o que você acha dos artefatos usados na dança do ventre hoje, sabemos que são a maioria invenção ocidental?

Alana- Bem na minha opinião tudo é válido desde que não se descaracterize a dança em si.
  

JM- Falando em ocidental, na sua opinião o Brasil pode ser considerado a capital da dança do ventre fora do oriente?

Alana - Eu acredito que sim viu...temos muitas bailarinas  brasileiras que são referências dançando ou ministrando aulas fora do Brasil , isso significa qualidade do nosso trabalho ,no qual está sendo muito bem representado por elas fora do nosso país.

JM -Festivais de dança do ventre, o que tem a dizer sobre eles?
Alana - Já participei de vários , gosto bastante e vejo como uma maneira de mostrar o seu trabalho e de suas alunas ,além de conhecer o trabalho de outros profissionais do ramo, cada evento um novo aprendizado pra vida e pra carreira.

JM- Já vi alguns homens dançando a dança do ventre (vídeos), eu sou tradicionalista quanto a isso, a dança do ventre é só para a mulher e ponto. Mas na sua visão, o que me diz a respeito disso?
Alana - Eu não tenho nada contra, respeito todo mundo cada um com seu estilo e com a sua dança, dançar é vida é alegria mas vale lembrar que tem ser levada a sério, sem banalizar.

JM- Tambem é uma apreciadora da cultura Árabe? Suas vestes, aromas, cores e sabores?
Alana - Sim...Leio bastante, pesquiso mesmo ainda quando vou dar um tema novo para minhas alunas, acho bacana falar da região, o ritmo, as vestimentas adequadas  tudo isso é muito importante, conhecimento nunca é demais acaba se tornando um dever.

JM-Tenho um assunto rolando no Blog sobre a profissionalização da dança do ventre e a criação de uma associação de classe, e gostaria de saber também qual sua posição referente a isso?
Alana - Muito bom isso, ser bailarina e professora de dança é uma profissão como outra qualquer ,requer muito estudo e dedicação, sempre  corremos atrás de aperfeiçoamentos  para ter um trabalho de qualidade, merecemos o reconhecimento.

JM- Acompanhando as redes sociais vejo que muitas bailarinas postam coisas falando sobre inveja, traição, e outras coisas no meio da Dança do Ventre, isso existe realmente, não deveria ser diferente, serem unidas?
Alana - Não só na dança, mas em qualquer outro setor tem muito disso né? Eu creio que no meio da dança é maior essas “pecuinhas” pelo fato de se tratar de beleza, troca de vaidades, etc...na minha opinião todas deveriam ser unidas sim, estamos no mesmo barco é respeitar uns aos outros em qualquer circunstâncias, sinto a falta de humildade, é uma loucura de egos inflamados que fala mais alto do que o ponto principal que é o amor pela arte da dança do ventre.

JM-Quando falamos em dança do ventre nos vem logo a cabeça o mundo Árabe das Mil e Uma Noites, e principalmente a imagem do Shisha ( narguilé ), você é uma apreciadora do Shisha?
Alana - Não habibi.
   

JM- Na minha opinião para se ensinar dança do ventre ou qualquer outra dança, eu acho que temos conhecer um pouco do corpo humano, e também um pouco da pessoa que esta aprendendo, se ela tem limitações ou não, para passar o aprendizado de forma que ela assimile de acordo com seu corpo, pois cada ser humano é diferente de outro e isso se aplica dentro de uma sala de aula. Você, como professora de dança do ventre acha essa minha visão correta?
Alana - Corretíssima...cada pessoa tem uma estrutura diferente da outra, em sala de aula,  já no alongamento consigo notar por onde devo começar com a aluna, é todo um trabalho aos poucos corrigindo a postura, que pra mim é um dos pontos mais importantes para se trabalhar na dança, nada adianta focar no quadril e esquecer da base que é uma boa postura alongada ,em aula gosto de focar em cada aluna até ela conseguir executar o movimento, mas claro respeitando o seu limite  existem aquelas  que assimilam mais rápido que outras tudo é uma questão de tempo, cada pessoa tem o seu tempo, o que tem que prevalecer é a paciência e a persistência.

JM- Me fale, a dança do ventre em sua vida é?
Alana - Amor acima de tudo, superação e auto conhecimento.

JM-tem alguma inspiração (bailarina) que te motiva?
Alana -Ahhhh....tenho várias que aprecio e estudo muito, mas uma em especial que me encanta é Orit Maftsir  pela expressividade e carisma em cena.

JM-As pessoas que tiverem interessadas em aprender a Dança do Ventre, contratar workshops, shows deve-a contatar como?
Alana - Facebook  Alana johari   e email  alana_2012@hotmail.com

JM- Quero agradecer imensamente pela entrevista, eu que sou um admirador de sua dança sempre estou vendo seus vídeos postados, vejo que tem muitas pessoas que gostam de você, por esse carisma imenso que você tem, parabéns e sucesso sempre.
Alana - Muito obrigada de coração a maior realização de uma bailarina é o reconhecimento do seu trabalho fico muito feliz mesmo, através da dança conheci pessoas incríveis amigos muito queridos oportunidades únicas onde vivenciei momentos maravilhosos sempre com muita humildade e respeito a nossa arte.
Um forte abraço para todos!!

  Alana Johari