PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

sábado, 2 de fevereiro de 2013

O NARGUILE EXPLOSIVO.



por: Jamal Marzuq

O narguilé explosivo, ultimamente estamos vendo diversas matérias relacionadas ao narguilé, primeiro é que ele faz mal a saúde, que é como se fumássemos 100 cigarros, agora que ele explode e pode ser fatal.

Bom “Habibas”, sei que muitas usam e apreciam o saboroso e refrescante shisha (narguilé), vamos então comentar sobre esse assunto no blog.

MALEFÍCIOS A SAÚDE:

O Shisha é um tipo de cachimbo de água, criado na China e difundido ao mundo pelos Árabes e Turcos, ainda hoje seu consumo é gigantesco nos países asiáticos, sendo usados diariamente varias vezes ao dia.
 Vamos falar sobre os seus malefícios: é claro que como todo tipo de fumaça ele não faz bem a saúde, mas também ele não é como o cigarro, e nem próximo de uma sessão de Shisha ser equivalente ao consumo de 100 cigarros, se fosse assim os árabes estariam todos com câncer e morreriam cedo devido aos malefícios que ele lhes causaria, e o que vemos é o contrario, os árabes tem uma grande longevidade e não se tem causos de câncer de pulmão, esôfago, laringe, garganta, língua, boca, onde é costumeiro ter por causa do uso frequente de cigarro. O que temos no shisha é sim a emissão de uma quantidade de fumaça equivalente a 100 cigarros, mas não que ela seja idêntica a do cigarro, pois no shisha o fumo usado é muito diferente do cigarro, sim se usa tabaco no shisha, mas é o tabaco puro colhido curado e cortado, misturado ao melaço ou mel e agentes de aroma e sabor. Já esta ai uma diferença do cigarro, mas continuemos, no shisha também não temos o calor que é grande causador de feridas e câncer na boca e língua por que no cigarro a fumaça vem quente devido à queima do tabaco no shisha isso não acontece, pois a fumaça quando entra em contato com a agua é resfriada imediatamente vindo gelada ate nossa boca com isso reduzindo ao máximo risco de micro queimaduras na boca e língua, também o tabaco não é queimado de forma direta e sim aquecido, pois em momento algum o carvão tem contato com ele, apenas o calor liberado do carvão aquece o tabaco e o melaço liberando a fumaça. O único problema do shisha é o carvão que este sim pode liberar substancia nocivas a saúde, mas facilmente resolvido usando carvões de fibra de coco, pois eles reduzem ao máximo a emissão de gases nocivos a nosso corpo.
Também no shisha não tragamos como o cigarro, pois um fumante de cigarro puxa a fumaça enche os pulmões consegue conversar e depois solta a fumaça, nota-se que quando sai a fumaça ela sai bem fraca sendo que metade foi absorvida pelos pulmões, no shisha é diferente, você puxa uma grande quantidade e solta imediatamente, causando ate admiração de quem vê a fumaça saindo de sua boca pela grande quantidade exalada. O que devemos fazer é usar boas essências, uma shisha grande (quanto maior o caminho da fumaça ate a boca é melhor a filtragem e o sabor) e carvões naturais, ai teremos o máximo do sabor e um pouco mais de segurança a nossa saúde, mas como já disse no começo, também a shisha faz mal a saúde, mas em uma escala muito reduzida a do cigarro.

EXPLOSÕES:

Bom, agora vamos comentar sobre as explosões que temos visto em vídeos pelo Brasil afora, e uma que aconteceu recentemente que esta em evidencia na mídia.
O shisha é feito pra usar somente água, pode se normal, filtrada, gelada, com gelo, do rio, do mar, da torneira, da chuva, mas usa-se somente agua, pois ela serve para resfriar a fumaça e filtrar as cinza que possa vir do carvão, somente para isso. Então nada de colocar whisky, vodca, leite, café, Coca-Cola, álcool no vidro base.

O carvão também deve ser aceso com uma vela e muita paciência, no fogão de casa ou com um isqueiro maçarico que é o mais indicado, o shisha requer paciência para fuma-lo, é uma terapia, um ritual, você prepara o vidro base, prepara o fornilho com a essência, alumínio, os furinhos tudo com calma, na hora de acender o carvão também é igual. Com calma, o acenda completamente e use-o somente quando estiver 100% em brasa (vermelho), agora o que acontece é que leigos que não conhecem nada da cultura do shisha querem se aventurar por modismo e acabam cometendo essas burradas que vemos nos vídeos, jamais tente acender o carvão com álcool, isso não existe, ate por que o carvão não é igual ao carvão de churrasco, se você tem pressa de fumar compre carvões com pólvora, pois eles acendem instantaneamente, mas tem um gosto horrível, mas é melhor fumar com gosto ruim do que ter o corpo todo queimado por burrice e pressa.

O certo era o shisha ser usado somente por pessoas que conhecem sua historia sua cultura, pois seu uso é sempre em ocasiões festivas ou uma reunião com amigos, sempre em um lugar apropriado, em um momento apropriado, mas hoje devido aos meios de comunicação, principalmente as “novelas”, vira modismo, pessoas acabam comprando para uso e também presenteando outras, que vão se aventurar sem antes conhecer a fundo o que realmente é o shisha.

A todas boas sessões de Shisha, e boa dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário