PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

quarta-feira, 29 de maio de 2013

JAMAL ENTREVISTA - JOYCE FRANÇOSO

Abrindo a série de entrevistas com as brilhantes alunas de dança do ventre, iniciamos com a dedicada bailarina Joyce Françoso:
  

Jamal -Joyce gostaria de agradecer por estar me concebendo essa entrevista ao blog, ao nosso blog, já que você é parte dele, ilustrando a capa principal.
Joyce Françoso -Jamal .. Eu que agradeço a participação e agradeço á você por compartilhar sua sensibilidade conosco.

Jamal -Eu acompanho seu trabalho a algum tempo e sei que ainda esta aprendendo a dança do ventre, mas vejo sua dedicação, esforço e amor pela arte da dança, por isso resolvi abrir o espaço de entrevistas também para alunas. Me fale como voce se interessou pela dança do ventre?
Joyce Françoso -Eu sempre gostei muito de dançar... Fiz alguns anos de Jazz e a dança do ventre apareceu depois.
Logo que á conheci através da história e depois fui buscar vídeos no Youtube , foi paixão a primeira vista.
Toda a cultura árabe também passou a ter um espaço muito especial na minha vida.
Mas sou apaixonado pelo espírito da dança .. ele faz muito bem á nós mulheres .

Jamal -Quem foi sua primeira professora?
Joyce Françoso -Beatriz Fernandes.... ela é super novinha e dava aula em uma escola pequena perto da minha casa.
Depois fui ter aula com a Nesrine .... foi a primeira professora , profissional de dança .

Jamal -Onde você pensa ou quer chegar com a dança? Pensa em dar aulas?
Joyce Françoso -Eu gosto de dançar rs ...
Quero chegar á nível profissional, dar aula não é minha pretensão .... mas ser bailarina profissional sim.
  

Jamal -Como e qual foi a experiência de seu primeiro espetáculo, sua primeira dança em publico?
Joyce Françoso -Meu primeiro espetáculo foi muito engraçado.. Estava SUPER nervosa mas foi feito com muito carinho....  Hoje eu vejo aquele vídeo e penso: ainda bem que eu evolui rs ...
Já a primeira apresentação em publico solo .. foi com o Tony Mousayek e banda no Alibabar aqui na Vila Olimpia. Fiz ate acupuntura pra melhorar a ansiedade... Mas foi um divisor de águas.
AMO dançar com banda e com o publico pertinho.


Jamal -Sempre ouvimos falar de brigas geradas por inveja, falta de profissionalismo, ate mesmo má formação de algumas bailarinas, qual é sua visão referente a isso? E Você acha que pessoas assim são criadas dentro das escolas pelas suas próprias professoras?
Joyce Françoso -Olha ... isso de fato existe. Mas eu prefiro me juntar aos bons.
Certamente há professoras nesse meio que incentivam isso seja através das suas posturas em sala de aula , deixando claro suas “preferidas” ou através de caráter mesmo.
As mulheres as vezes se perdem no caminho qdo começam a disputar ao invés de se unir.

Jamal -Quem hoje você se espelha? Sua bailarina preferida?
Joyce Françoso -Olha ... tenho uma lista .. Mas a minha preferida e a bailarina que mais admiro hoje é a Esmeralda Colabone. ( minha teacher hehehe)

Jamal -Sua familia te apoia? qual a opinião deles referente a dança do ventre?
Joyce Françoso -Super apóiam... eles não tem muita paciência pra assistir espetáculos enormes de dança.
Mas sempre me apóiam a ir atrás do que eu quero.

Jamal -Você acha que a dança do ventre melhorou a mulher que ha em você?
Joyce Françoso -Muito ... acredito que a dança tem o poder de resgatar o feminino deixado meio de lado nos tempos atuais.


Jamal -Deixe um conselho para as novas adeptas a dança do ventre, que estão inciando.
Joyce Françoso -Tudo é possível, não desista. O corpo demora pra absorver os movimentos e entende-los.
Mas é possível ... é só treinar!

Jamal -Você gosta da cultura Árabe, da sua culinária?
Joyce Françoso -Gosto muito ... o povo é caloroso , festeiro ... e adoro tabule! rsrs

Jamal -Qual País ligado a dança você conhece ou tem vontade de conhecer?
Joyce Françoso -Ah ..o Cairo ... ainda vou pra lá!

Jamal -Ja dançou em algum restaurante árabe, qual ? E como foi a experiência?
Joyce Françoso -Dancei no Al Maual ... gostei muito.
Adoro quando o povo levanta pra dançar com a gente.

Jamal -Você tem algum estilo preferido?
Joyce Françoso -Derbak.

Jamal -A Dança com espada, eu particularmente não gosto, pois acho que a bailarina fica limitada pensando em equilibrar o troço na cabeça e esqueçe da dança, me fale qual "modalidade" com uso de acessórios você gosta de dançar e por quê?
Joyce Françoso -Eu gosto de espada hahahaha
Dá uma sensação de poder com ela .. todo mundo sempre gosta.
  

Jamal -Musicas Clássicas, o que tem a me dizer sobre elas?
Joyce Françoso -Elas tocam a alma ... adoro musicas clássicas.

Jamal -Habibit te enchi de perguntas, tem alguma pergunta que queira me fazer?
Joyce Françoso -Vou aproveitar então hehehehe
Jamal ... como você começou a expressar esse seu amor pela dança? É tão lindo!
Jamal Marzuq- Olha habibit, desde que me entendi por gente eu fico fascinado quando vejo uma bailarina do ventre, as cores, a dança, a musica, tudo me fascina, as origens contidas em mim me fazem ter uma intimidade muito grande com essa cultura, é um prazer indiscrítivel quando vejo uma bailarina dançando, é um sentimento de amor mesmo como você citou, eu só agradeço as brasileiras que fortalecem essa divina dança e tambem são apaixonadas, por que senão eu teria que morar lá no oriente (risadas). 

Jamal -Desejo sucesso infinito em sua trajetória, e sei que será grandiosa por que sei do seu amor, dedicação pela dança do ventre. A dança precisa de pessoas como você, apaixonadas, entregues, agradeço mais uma vez por ser minha bailarina de capa e que ilustra algumas materias no blog, muito sucesso você mereçe, Shuckran habibit.

Joyce Françoso -Jamal...
Fico muito feliz por ter conhecido alguém com tanto amor pela dança e respeito pelas bailarinas.
Que vê com respeito à mulher dançando e enxerga a música que há nela.
Espero que seu blog seja cada vez mais lido e divulgado.. é um presente todas nós .
Shuckran 

terça-feira, 7 de maio de 2013

RECEITAS DO JAMAL: BABAGHANOUJ.


UM SABOR ESPECIAL, UNICO, APRENDA A FAZER  O  DELICIOSO BABAGHANOUJ.


INGREDIENTES:
  • 4 unidade(s) de berinjela grande(s)
  • 3 colher(es) (sopa) de tahine
  • quanto baste de sal
  • 1 unidade(s) de limão espremido(s)
  • 1 dente(s) de alho
  • 2 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)         
PREPARO:     

 Escolher berinjela graúda e pele lisa que contenha pouca semente. Colocar a berinjela direto na chama do fogão para pegar sabor de defumado, por volta de 5 minutos. Vire para que ela queime por todos os lados. A casca se romperá e ela ficará mole. Para retirar a cascas, lavá-la em água corrente e puxar a pele. Não deixar muito tempo no fogo pois ela perde o volume e a receita não renderá. Abrir a berinjela e picá-la bem. Por a berinjela em uma tigela, adicionar molho de gergelim (tahine) e um pouco de sal. Misturar bem, juntar suco de limão e misturar novamente. Distribua em uma travessa. Enfeite com salsinha e sirva com pão sírio torrado.

DICA:
- Você pode assar a berinjela em uma churrasqueira a bafo, que deixará um delicioso sabor de defumado. Para isso, corte fora a ponta menor e faça um corte em X para soltar os vapores.
- Caso você não tenha uma churrasqueira a bafo em sua casa você poderá improvisar uma cobrindo a berinjela com uma panela ou tigela funda. Cuidado com os cabos de plástico.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

O PODER DO SORRISO

por: Jamal Marzuq

Um belo sorriso, quem não se encanta com um belo sorriso, um sorrisão.
habibits, na dança do ventre o sorriso é a arma fundamental para encantar o publico. Eu ja falei sobre o sorriso em uma postagem antiga:  

SORRISO SEMPRE


Um aspecto importante na apresentação de uma bailarina é o carisma, ela tem que ser agradável, simpática às vezes uma apresentação ruim onde ela errou muito pode ser disfarçada pelo seu carisma, não adianta ser excelente ter um desempenho ideal, se você fica carrancuda seria prestando atenção em seus movimentos, você torna sua dança monótona de se assistir. A bailarina deve estar sempre com o sorriso no rosto em suas apresentações, mostrando a satisfação que ela tem em dançar e assim ao mesmo tempo passa a satisfação de saber que alguém esta a observando prestigiando assim o publico que a assiste.
Manter o sorriso no rosto durante a apresentação é uma qualidade ímpar da bailarina, a qual mesmo pensando em seus passos, em seu desempenho, ela se mantem aparentemente calma aos espectadores devido o seu tranquilo e belo sorriso, ah! o sorriso deve acontecer de maneira natural e não aquele sorriso forçado dando a impressão de estar mordendo os dentes.
Também é aconselhável quando se apresentar além do sorriso natural e belo no rosto, olhar nos olhos de quem a assiste, isso cria um laço momentâneo entre você e o espectador, levando-o desta forma a prestar atenção em toda sua dança, pois ele se sente intimidado e na obrigação de lhe dar atenção e também de respeita-la, já que é comum quando se dança para leigos eles perderem o interesse pela dança e passarem a admirar os dotes e a sensualidade da bailarina.
Treinem seus sorrisos, deixem exalar o prazer que a dança lhe traz em seu sorriso, seja sempre natural nunca o force e verá que suas apresentações ficaram melhores e mais gostosas.
Boa dança a todas.
  

Um sorriso natural. bonito estampado no rosto tem um poder incrível, é uma artimanha tremenda usa-lo em sua dança, pois irá encantar cada vez mais, assistir uma apresentação de uma bailarina que une a dança e o sorriso é uma das maiores satisfação quem  tenho, simplesmente amo. Uma vez vi uma bailarina aprendiz ( dois meses de aulas) dançar em um restaurante, ela encantou a todos com seu sorriso, sabia apenas o básico do básico, mas só dela passear entre as mesas com seu belo sorriso cativou a todos no local, mesmo que entende de dança do ventre ficou encantado com a apresentação da aluna, devido seu belo e espontâneo sorriso. Complete sua dança com seu belo sorriso, afinal a bailarina que dança feliz dança sorrindo.
Boa dança "sorridente" a todas.


Bailarina foto: Alana Johari

quinta-feira, 2 de maio de 2013

MÃOS E BRAÇOS DANÇANTES.


QUANDO ME REFIRO AS MÃOS E BRAÇOS NA DANÇA DO VENTRE COMO UM DOS ELEMENTOS PRINCIPAIS QUE CAUSAM ENCANTO, EU ME REFIRO A ISSO! VEJAM AS MÃOS E BRAÇOS BAILANDO NESSE VIDEO DA BAILARINA SASHA HOLTZ. A DANÇA FALA POR SI, NÃO PRECISA DE COMENTÁRIOS.

(Jamal Marzuq)