PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

quarta-feira, 29 de maio de 2013

JAMAL ENTREVISTA - JOYCE FRANÇOSO

Abrindo a série de entrevistas com as brilhantes alunas de dança do ventre, iniciamos com a dedicada bailarina Joyce Françoso:
  

Jamal -Joyce gostaria de agradecer por estar me concebendo essa entrevista ao blog, ao nosso blog, já que você é parte dele, ilustrando a capa principal.
Joyce Françoso -Jamal .. Eu que agradeço a participação e agradeço á você por compartilhar sua sensibilidade conosco.

Jamal -Eu acompanho seu trabalho a algum tempo e sei que ainda esta aprendendo a dança do ventre, mas vejo sua dedicação, esforço e amor pela arte da dança, por isso resolvi abrir o espaço de entrevistas também para alunas. Me fale como voce se interessou pela dança do ventre?
Joyce Françoso -Eu sempre gostei muito de dançar... Fiz alguns anos de Jazz e a dança do ventre apareceu depois.
Logo que á conheci através da história e depois fui buscar vídeos no Youtube , foi paixão a primeira vista.
Toda a cultura árabe também passou a ter um espaço muito especial na minha vida.
Mas sou apaixonado pelo espírito da dança .. ele faz muito bem á nós mulheres .

Jamal -Quem foi sua primeira professora?
Joyce Françoso -Beatriz Fernandes.... ela é super novinha e dava aula em uma escola pequena perto da minha casa.
Depois fui ter aula com a Nesrine .... foi a primeira professora , profissional de dança .

Jamal -Onde você pensa ou quer chegar com a dança? Pensa em dar aulas?
Joyce Françoso -Eu gosto de dançar rs ...
Quero chegar á nível profissional, dar aula não é minha pretensão .... mas ser bailarina profissional sim.
  

Jamal -Como e qual foi a experiência de seu primeiro espetáculo, sua primeira dança em publico?
Joyce Françoso -Meu primeiro espetáculo foi muito engraçado.. Estava SUPER nervosa mas foi feito com muito carinho....  Hoje eu vejo aquele vídeo e penso: ainda bem que eu evolui rs ...
Já a primeira apresentação em publico solo .. foi com o Tony Mousayek e banda no Alibabar aqui na Vila Olimpia. Fiz ate acupuntura pra melhorar a ansiedade... Mas foi um divisor de águas.
AMO dançar com banda e com o publico pertinho.


Jamal -Sempre ouvimos falar de brigas geradas por inveja, falta de profissionalismo, ate mesmo má formação de algumas bailarinas, qual é sua visão referente a isso? E Você acha que pessoas assim são criadas dentro das escolas pelas suas próprias professoras?
Joyce Françoso -Olha ... isso de fato existe. Mas eu prefiro me juntar aos bons.
Certamente há professoras nesse meio que incentivam isso seja através das suas posturas em sala de aula , deixando claro suas “preferidas” ou através de caráter mesmo.
As mulheres as vezes se perdem no caminho qdo começam a disputar ao invés de se unir.

Jamal -Quem hoje você se espelha? Sua bailarina preferida?
Joyce Françoso -Olha ... tenho uma lista .. Mas a minha preferida e a bailarina que mais admiro hoje é a Esmeralda Colabone. ( minha teacher hehehe)

Jamal -Sua familia te apoia? qual a opinião deles referente a dança do ventre?
Joyce Françoso -Super apóiam... eles não tem muita paciência pra assistir espetáculos enormes de dança.
Mas sempre me apóiam a ir atrás do que eu quero.

Jamal -Você acha que a dança do ventre melhorou a mulher que ha em você?
Joyce Françoso -Muito ... acredito que a dança tem o poder de resgatar o feminino deixado meio de lado nos tempos atuais.


Jamal -Deixe um conselho para as novas adeptas a dança do ventre, que estão inciando.
Joyce Françoso -Tudo é possível, não desista. O corpo demora pra absorver os movimentos e entende-los.
Mas é possível ... é só treinar!

Jamal -Você gosta da cultura Árabe, da sua culinária?
Joyce Françoso -Gosto muito ... o povo é caloroso , festeiro ... e adoro tabule! rsrs

Jamal -Qual País ligado a dança você conhece ou tem vontade de conhecer?
Joyce Françoso -Ah ..o Cairo ... ainda vou pra lá!

Jamal -Ja dançou em algum restaurante árabe, qual ? E como foi a experiência?
Joyce Françoso -Dancei no Al Maual ... gostei muito.
Adoro quando o povo levanta pra dançar com a gente.

Jamal -Você tem algum estilo preferido?
Joyce Françoso -Derbak.

Jamal -A Dança com espada, eu particularmente não gosto, pois acho que a bailarina fica limitada pensando em equilibrar o troço na cabeça e esqueçe da dança, me fale qual "modalidade" com uso de acessórios você gosta de dançar e por quê?
Joyce Françoso -Eu gosto de espada hahahaha
Dá uma sensação de poder com ela .. todo mundo sempre gosta.
  

Jamal -Musicas Clássicas, o que tem a me dizer sobre elas?
Joyce Françoso -Elas tocam a alma ... adoro musicas clássicas.

Jamal -Habibit te enchi de perguntas, tem alguma pergunta que queira me fazer?
Joyce Françoso -Vou aproveitar então hehehehe
Jamal ... como você começou a expressar esse seu amor pela dança? É tão lindo!
Jamal Marzuq- Olha habibit, desde que me entendi por gente eu fico fascinado quando vejo uma bailarina do ventre, as cores, a dança, a musica, tudo me fascina, as origens contidas em mim me fazem ter uma intimidade muito grande com essa cultura, é um prazer indiscrítivel quando vejo uma bailarina dançando, é um sentimento de amor mesmo como você citou, eu só agradeço as brasileiras que fortalecem essa divina dança e tambem são apaixonadas, por que senão eu teria que morar lá no oriente (risadas). 

Jamal -Desejo sucesso infinito em sua trajetória, e sei que será grandiosa por que sei do seu amor, dedicação pela dança do ventre. A dança precisa de pessoas como você, apaixonadas, entregues, agradeço mais uma vez por ser minha bailarina de capa e que ilustra algumas materias no blog, muito sucesso você mereçe, Shuckran habibit.

Joyce Françoso -Jamal...
Fico muito feliz por ter conhecido alguém com tanto amor pela dança e respeito pelas bailarinas.
Que vê com respeito à mulher dançando e enxerga a música que há nela.
Espero que seu blog seja cada vez mais lido e divulgado.. é um presente todas nós .
Shuckran 

Um comentário: