PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

JAMAL ENTREVISTA - ERIKA LEVI.

 

JAMAL- Gostaria de primeiramente agradecer por estar concebendo essa entrevista ao nosso blog.
ERIKA- E eu agradeço a você o interesse em divulgar a arte da dança e divulgar os profissionais que se dedicam.

J- Como e quando foi seu primeiro contato com a dança do ventre?
ERIKA- Eu assistia alguma coisa pela internet ou pela TV, mas me interessei efetivamente em fazer aulas através da academia que eu frequentava. Eles contrataram uma professora de Dança do Ventre para iniciar uma turma. Foi em 2009 quando fiz minha primeira aula experimental e não larguei mais.

J- Hoje, qual sua visão no geral da dança no Brasil, acha que ainda é dança do ventre?
ERIKA- A Dança do Ventre para mim é uma dança única. Você pode assistir 10 bailarinas que cada uma delas terá um estilo pessoal. Creio que acontece isso com a Dança do Ventre em todo o mundo. Cada país agrega um estilo pessoal enriquecendo a dança. Cabe a cada bailarina aprofundar seus conhecimentos culturais para não se afastar da base da DV.

J- Você ministras aulas?
ERIKA- Sim, dei aulas em 2012 em Curitiba e agora estou voltando a dar aulas em Sao Paulo.






J- Vi que viaja muito, dançando em varias cidades, conte -nos um pouco dessa experiência?
ERIKA- Na verdade não viajo muito pela dança, viajo mais pelo meu outro emprego - Engenheira. Em cada cidade que estou busco conhecer os profissionais que se dedicam a dança e aprender com eles. 
 Acredito que quanto mais conhecemos pessoas diferentes, mais aprendemos com cada uma e podemos levar um pouco de cada um conosco, aumentando nossa experiência.



J- Já dançou fora do Brasil?
ERIKA-  Ainda não, mas não me cobro isso como sendo essencial. Gosto de ter a dança na minha vida como algo que me leve à felicidade, ao bem-estar. Gosto de passar isso as minhas alunas e as pessoas com quem convivo. Dança para mim é um estado de gratidão à amizade, ao amor e à vida. Tomo muito cuidado para que não se torne algo obrigatório ou que modifique o ego.


J- Você tem um estilo preferido que goste de dançar? E qual acessório preferido?
ERIKA- Estilo preferido não. Gosto de todos. Acessório: espada.

J- Prefere play back ou banda ao vivo para dançar?
ERIKA- Sem dúvida banda ao vivo. A música passa primeiro pelo coração para depois ser transmitida para o corpo em forma de movimentos.  A música ao vivo para mim é mais intensa.

J- Eu bato na tecla da profissionalização da dança do ventre (professoras) qual sua opinião a respeito desse assunto?
ERIKA- É difícil dizer. Existem várias formas de aprender a mesma técnica. A forma que você aprendeu foi a mais correta para passar adiante? O que nos ajuda muito a decidir isso creio que é ter uma base de Ballet Clássico. Para mim é mãe de todas as danças que nos ensina postura, técnica, graça e leveza. 
As alunas sabem distinguir se a professora é boa ou não. Cabe a cada uma decidir.
 


  




J- Quando dança, você se sente uma mulher árabe?
ERIKA - Não mesmo. Continuo sendo a mesma Erika Levi só que com um pouco mais de maquiagem.



J- Continuando no ambiente árabe, acha q além de dançar também deve-se conhecer a cultura desse povo?
 ERIKA-  Para quem se interessa em ser profissional creio que seja muito importante. Depende muito do seu objetivo para com a dança do ventre.

J- Você acredita que a dança do ventre traga benefícios a mulher?
ERIKA-  Sem dúvida que sim. Fora os benefícios físicos visíveis, quando se pratica a dança continuamente ela ajuda a melhorar o humor, a auto-estima e um item que nós mulheres estamos perdendo com o passar do tempo que é a feminilidade. 

Temos muitas tarefas diárias a cumprir, trabalhar, estudar, manter uma casa. Muitas vezes deixamos o nosso lado mulher escondido. A Dança do Ventre nos ajuda a redescobrir isso.

J- Algum dia passou pela sua cabeça parar de dançar?
ERIKA- Não mesmo. A dança sempre fez parte da minha vida de uma forma muito especial. É uma beleza que me encanta desde criança. Creio que cada pessoa tenha um lado artístico - dança, música, artes cênicas, artes plásticas, enfim.
E creio que precisamos desse lado para nos encontrarmos com nossa alma.

J- shuckran habibit, por esta entrevista!
 ERIKA-  Gostaria de agradecer a sua atenção a essa arte tão especial. A internet hoje é o nosso principal meio de divulgação e precisamos de pessoas que levem a arte ao mundo.
Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário