PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

sexta-feira, 8 de julho de 2011

RECEITAS DO JAMAL: Trigo ao molho de tomate (Bergol bi banadora)


Ingredientes
• 2 Col. de sopa de azeite
• 1 cebola picada
• 350 g de peito de frango em cubos
• 2 tomates descascados e picados
• 4 col. de sopa de pasta de tomate
• 2 cubos de caldo de galinha
• 3 copos de água
• 1 ½ colher de sete temperos
• 2 xícaras de trigo moído grosso lavado e escorrido
Modo de Preparo:
1. Refogue a cebola no azeite em fogo médio por 5 minutos.
2. Adicione o frango para dourar por todos.
3. Adicione os tomates e o extrato de tomate e mexa durante 5 minutos.
4. Acrescente o caldo de galinha os temperos, a água e o trigo.
5. Deixe a mistura no fogo até levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos ou até cozinhar o trigo.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A DANÇA DO VENTRE ERUDITA

Pesquisando vídeos pela internet, me deparei com essa preciosidade, diria uma obra única, que uniu a musica Erudita com a Dança do Ventre, o resultado final foi uma obra completa, assistindo ao vídeo me emocionei, as melodias da orquestra e os movimentos da bailarina se tornavam únicos, uma encenação típica de um mega espetáculo, uma suavidade incrível, onde você viaja nas notas musicais aos movimentos da bailarina. Resumindo em uma só palavra: Apaixonante.
Assistam a mais pura arte de interpretação, de técnica e coragem pra unir dois estilos diferentes e deixa-los como se tivessem nascidos juntos.

Sasha Holtz se apresentando com orquestra ao vivo, regida por Akira Miyashiro, a música "In a Persian Market" de Albert William Ketèlbey, no Sala Palma de Ouro, na cidade de Salto.

MOTIVAÇÃO! A CHAVE DO SUCESSO

Por: Jamal Marzuq

Motivação! Essa é a palavra! Quando estamos motivados somos capazes de ir além, fazer coisas que muitas vezes achamos que não somos capazes de fazer, estar motivado sempre, isso nos torna grandes em tudo que realizarmos, tudo fica mais fácil, desenvolvemos melhor.
Sempre que inicio um projeto minha motivação esta a mil, e jamais deixo ela cair por mais que surjam obstáculos no caminho, sabemos que em tudo que iniciamos sempre haverá os obstáculos, geralmente são pessoas incapazes, invejosas que tentam nos desmotivar em meio ao caminho, é ai que nossa motivação deve ser maior ainda, mostrar que somos mais que qualquer inveja que surja no percurso.
Bailarinas, quando forem realizar um projeto, um evento, uma apresentação, não deixem nada derrubar a sua motivação, por mais que falem ou façam, estejam sempre motivadas e o efeito final do que fizer será grandioso, e nada ira tira-la do foco. Uma coisa que se eu pudesse erradicaria do meio da dança, é os comentários por traz, ou seja, as pessoas que falam pelas costas, que usam a língua para destruir um trabalho muitas vezes planejado durante o ano inteiro, confesso que quando ouço comentários com teor maldoso, rebato de prontidão, muitas vezes chamando atenção pro fator inveja, “ Se não pode fazer igual, ou melhor, não critique, pois a pessoa em questão veio, fez e mostrou seu trabalho”.
Quando trabalhamos em equipe, temos que passar nossa motivação a todos os membros que compõe a equipe, trabalhar com um grupo motivado, que busca resultados tudo fluirá melhor e o produto final será grandioso. Antes de montar o grupo, que ira participar de seu projeto, você deve apresentar o produto a todos e ouvir todas as opiniões, criticas e conselhos, também deve sentir quem ficou mais motivado em leva-lo adiante, não deve forçar ninguém que saiba que não esta disposto a encarar esse desafio talvez pela influencia que você exerce sobre ela, pois é como um velho ditado popular, “ Uma laranja estragada na caixa, estraga todas as outras”. Deve dispor de pessoas motivadas a realizar tal tarefa.
Quando se tem um grupo forte, é praticamente impossível o projeto não vingar. Motive-se e motive os outros, façam crer no projeto, façam participar, e terá um grande espetáculo, e nos espectadores agradecemos. Boa dança a todas.

BORDADOS COM PEDRARIAS, LANTEJOULAS E MIÇANGAS

É um encanto a parte os bordados brilhantes com miçangas, lantejoulas e pedrarias, deem uma olhada nesse site, ele ensina a bordar passo a passo, voce ira aprender a fazer: Ponto Alinhavo reproduzindo o Escama de Peixe, Ponto Escama de Peixe – preenchimentos, Ponto Escama de Peixe com paetê de furo na borda, Flor com lantejoulas e miçangas, entre outros, http://pt.scribd.com/doc/9859317/Bordado-Com-Pedrarias, tambem da pra enfeitar suas roupas usando apenas cola e lantejoulas vejam:

Aplicação de Lantejoula
Material
- Camiseta de algodão
- Cola lantejoula da Glitter
- Lantejoulas nas cores verde, ouro, azul e prata da Glitter
- Pinça
- Lápis.

1- Em tecidos novos lavar antes da colagem para tirar a goma. Com um lápis desenhar o motivo desejado de leve na camiseta. Se preferir, transferir o motivo com o desenho e um carbono.
2 - Aplicar um gota de cola lantejoula na camiseta.
3 - Em seguida, com o auxílio de uma pinça colocar a lantejoula verde sobre esta gota.
4 - Pressionar com o auxílio de uma pinça ou palito de dente, mantendo uma bolinha no meio da lantejoula.
5 - Se necessário aplicar cola lantejoula no meio para garantir a fixação. Após secagem a mesma ficará transparente.
6 - Fazer o mesmo procedimento com a lantejoula ouro.
7 - Completar o desenho com as cores de lantejoula azul e prata.
Secagem ao toque 2 horas. Secagem para lavagem após 72 horas. Lavar a peça suavemente pelo avesso. 

terça-feira, 5 de julho de 2011

ESPAÇO PRA DIVULGAÇÃO

Abrirei aqui um espaço para todas as academias, escolas e professoras de dança do ventre divulgarem seus trabalhos, eventos e shows, mandem por mail o material que postarei aqui no blog ajundando na divulgaçao de seus trabalhos, tambem mandem fotos dos eventos realizados com legenda que serão colocadas tambem aqui no blog, o e-mail é jamalmarzuq@hotmail.com.  aguardo o material de todas as bailarinas.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

BAILARINA DO VENTRE

Por: Jamal Marzuq

Encanto aos olhos, quando bailam em rodopios incessantes, jogando os braços ao alto fulgurando serpentes em um bailado num toque frenesi constante.

Baila bailarina, encanta, pois aqui é você a Diva, mestra suprema, em seu território você reina, em cada movimento, seu corpo arrebata olhares de prazer e encanto, tu retiras de dentro de mim o mais puro sentimento, de admira-la noite e dia, o prazer de apenas contempla-la.

Seus olhares são elementos que hipnotizam, a cada dança você leva  contigo um mar de elogio invisível, pode sentir em si, o poder que atrai quando baila com sua alma mulher, solta, livre, às vezes louca, mas sempre bailarina do ventre, a qual baila imponente e comanda os desejos da minha mente.

Ventre, ventre materno ventre, que encanto seu bailado, quando seu quadril move-se ajustado criando ritmos cadenciados, sendo de ti um instrumento perfeito, subindo descendo, movendo-se para os lados, é ventre que dança com a musica, é ventre que faz seu bailado.

Pés que tocam ao chão, passeiam pelo solo obedecendo aos movimentos das pernas, que soltas entre suas vestes realizam movimentos cadenciados, correm de um de lado ao outro saltando, rodando, pés lindos suaves, ao comando da mestra levam o ventre dançante completando seu bailado.

Me toque sutil de forma a qual seu véu me envolva com seus movimentos, me olhe com os olhos contornados exalando deles um pouco de ti, cative com sua meiguice me faça escravo, deixe-me preso, atento nos movimentos perfeitos de seu suave gingado.

Bailarina de dança do ventre, que roda incessante ao som do instrumento, bailarina de dança do ventre que controla a gente com seus movimentos, eternamente será bailarina, mulher divina, que me conquista a cada momento.


(Esse poema fiz dedicado a uma grande amiga e bailarina de dança do ventre e a todas as maravilhosas bailarinas que levam a dança a serio)

sexta-feira, 1 de julho de 2011

ESTUDE, ESTUDE, ESTUDE SEMPRE

Por: Jamal Marzuq

Abordarei agora uma questão que deve ser levada ao máximo em consideração pela profissional de dança do ventre, a você bailarina, linda, maravilhosa, digo uma coisa: ESTUDE.
Estudar sim, sempre. Quando queremos se destacar ou ser os melhores em nossa área, apenas saber realizar tal tarefa não adianta, devemos todos os dias, digo novamente, todos os dias! Treinar e estudar, só assim seremos cada vez mais completos naquilo que desejamos desempenhar. Eu tiro base por mim mesmo, como toco alguns instrumentos entre eles o Derbak e Snujs, já tive a experiência de ficar 3 meses sem pegar neles, quando fui tocar foi horrível, tinha perdido muito a técnica e velocidade, eu sabia oque estava fazendo, sabia oque queria fazer, mas as mãos não acompanhavam os comandos do cérebro, hoje eu estudo diariamente em media 4 horas por dia me dividindo entre Violão, Snujs, Derbak, e agora também estou aprendendo a tocar a Ocarina, uma espécie de flauta peruana.
Assim como a musica exige de você estar sempre treinando, sempre se aperfeiçoando, estudando, buscando novas técnicas e estilos, o mesmo acontece na dança, se você deixar de lado seus estudos você para no tempo, tem bailarinas que pelos anos de experiência acham que já não precisam mais treinar e estudar dão suas aulas, passam as técnicas, mas só dançam quando vão se apresentar, ai é normal você ver a mestra ser superada facilmente pela aluna, por que essa esta em plena atividade, estudando e treinando, já sua mestra apenas mostra alguns passos e não os faz em repetição como as alunas, mesmo sendo a professora ai sim que você deve estudar mais, treinar mais, assim você estará sempre à frente de suas alunas e com isso ganhar mais prestigio, certa vez eu fui fazer um curso de aperfeiçoamento de violão, quando iniciei as aulas foi passado técnicas e exercícios que eu já desenvolvia há muito tempo, ai fui falar com o professor, sentamos e ele me pediu pra mostrar qual era meu nível no violão, quando comecei a tocar usando diversos ritmos, estilos, escalas o professor perguntou se eu não daria aulas a ele, pois estava bem mais avançado, eu fui para aprender e acabei ensinando, e isso acontece também na dança, muitas vezes uma aluna de certa escola se muda para outra cidade e procura uma escola de dança para continuar seus estudos, pode se deparar com uma professora com o nível abaixo o atual dela, mas por que isso acontece?
Simples, por que tal professora deixou de estudar e passou somente a dar aulas.
 Então professoras estudem, pesquisem, treinem, não parem no tempo, e alunas dediquem um tempo exclusivo a dança, estudem, treinem, e sejam grandes mestras, pois o futuro da dança depende de vocês, sejam no futuro uma profissional como sua professora é hoje.
Eu abordei esse assunto apenas pra mostrar a importância de estar sempre estudando e treinando, pois sei que hoje grande maioria das professoras são aptas e estudam muito, muitas vezes mais que suas alunas, pois a profissional de dança do ventre tem um compromisso serio com essa arte e no Brasil elas desenvolvem um trabalho maravilhoso, por isso temos a cada ano novos nomes se destacando no cenário nacional e também mundial.
Meus parabéns a todas as professoras de dança do ventre, vocês plantam todos os dias a semente para que no futuro cresça a arvore da dança do ventre com seus novos frutos, e assim esse ciclo segue de forma infinita, e a nossa amada dança nunca se acabara.
Grande abraço e boa dança a todas.