PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

sexta-feira, 1 de julho de 2011

ESTUDE, ESTUDE, ESTUDE SEMPRE

Por: Jamal Marzuq

Abordarei agora uma questão que deve ser levada ao máximo em consideração pela profissional de dança do ventre, a você bailarina, linda, maravilhosa, digo uma coisa: ESTUDE.
Estudar sim, sempre. Quando queremos se destacar ou ser os melhores em nossa área, apenas saber realizar tal tarefa não adianta, devemos todos os dias, digo novamente, todos os dias! Treinar e estudar, só assim seremos cada vez mais completos naquilo que desejamos desempenhar. Eu tiro base por mim mesmo, como toco alguns instrumentos entre eles o Derbak e Snujs, já tive a experiência de ficar 3 meses sem pegar neles, quando fui tocar foi horrível, tinha perdido muito a técnica e velocidade, eu sabia oque estava fazendo, sabia oque queria fazer, mas as mãos não acompanhavam os comandos do cérebro, hoje eu estudo diariamente em media 4 horas por dia me dividindo entre Violão, Snujs, Derbak, e agora também estou aprendendo a tocar a Ocarina, uma espécie de flauta peruana.
Assim como a musica exige de você estar sempre treinando, sempre se aperfeiçoando, estudando, buscando novas técnicas e estilos, o mesmo acontece na dança, se você deixar de lado seus estudos você para no tempo, tem bailarinas que pelos anos de experiência acham que já não precisam mais treinar e estudar dão suas aulas, passam as técnicas, mas só dançam quando vão se apresentar, ai é normal você ver a mestra ser superada facilmente pela aluna, por que essa esta em plena atividade, estudando e treinando, já sua mestra apenas mostra alguns passos e não os faz em repetição como as alunas, mesmo sendo a professora ai sim que você deve estudar mais, treinar mais, assim você estará sempre à frente de suas alunas e com isso ganhar mais prestigio, certa vez eu fui fazer um curso de aperfeiçoamento de violão, quando iniciei as aulas foi passado técnicas e exercícios que eu já desenvolvia há muito tempo, ai fui falar com o professor, sentamos e ele me pediu pra mostrar qual era meu nível no violão, quando comecei a tocar usando diversos ritmos, estilos, escalas o professor perguntou se eu não daria aulas a ele, pois estava bem mais avançado, eu fui para aprender e acabei ensinando, e isso acontece também na dança, muitas vezes uma aluna de certa escola se muda para outra cidade e procura uma escola de dança para continuar seus estudos, pode se deparar com uma professora com o nível abaixo o atual dela, mas por que isso acontece?
Simples, por que tal professora deixou de estudar e passou somente a dar aulas.
 Então professoras estudem, pesquisem, treinem, não parem no tempo, e alunas dediquem um tempo exclusivo a dança, estudem, treinem, e sejam grandes mestras, pois o futuro da dança depende de vocês, sejam no futuro uma profissional como sua professora é hoje.
Eu abordei esse assunto apenas pra mostrar a importância de estar sempre estudando e treinando, pois sei que hoje grande maioria das professoras são aptas e estudam muito, muitas vezes mais que suas alunas, pois a profissional de dança do ventre tem um compromisso serio com essa arte e no Brasil elas desenvolvem um trabalho maravilhoso, por isso temos a cada ano novos nomes se destacando no cenário nacional e também mundial.
Meus parabéns a todas as professoras de dança do ventre, vocês plantam todos os dias a semente para que no futuro cresça a arvore da dança do ventre com seus novos frutos, e assim esse ciclo segue de forma infinita, e a nossa amada dança nunca se acabara.
Grande abraço e boa dança a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário