PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

segunda-feira, 14 de maio de 2012

RECEITAS DO JAMAL: QUIBE CRU

QUIBE CRU UMA PÉROLA DA COZINHA ÁRABE.


INGREDIENTES:

·         1 kg de patinho moído(s) 3 vezes
·         1 unidade(s) de cebola picada(s) bem miúda ou ralada
·         3 xícara(s) (chá) de trigo para kibe (fino)
·         1 colher(es) (sobremesa) de zathar
·         quanto baste de salsinha picada(s)
·         quanto baste de hortelã picada(s)
·         1 colher(es) (sopa) de manteiga
·         quanto baste de sal
·         quanto baste de azeite extra virgem


MODO DE PREPARO:

Lave muito bem o trigo, mas não deixe de molho.
Ferva água e escalde o trigo. Lave o trigo em muitas águas, até a água ficar transparente. Esprema muito bem o trigo, para eliminar toda a água. Misture todos os ingredientes. Junte pedras de gelo, e com a mão molhada, misture tudo, até ficar uma massa uniforme e não distinguir mais os ingredientes. É necessário misturar e remisturar muitas vezes, para que a massa fique homogênea. Descarte as pedras de gelo que sobraram. Sirva o kibe cru com pão sírio, pétalas de cebola e decore com folhas de hortelã. Também é acompanhado de azeite extra-virgem, para que cada um, sirva-se a gosto.

Dicas:

O tempero árabe pode ser comprado pronto. Se não encontrar, misture, em partes iguais: canela moída, cominho moído e pimenta da Jamaica (pimenta síria) moída.

A carne tem que ser moída na hora, para dar liga. Não pode ir para a geladeira. O kibe pronto deve ficar na geladeira, por cerca de 1 hora, antes de ser servido. 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

A FORÇA QUE VEM DE DENTRO




Por: Jamal Marzuq


Como já falei em algumas postagens anteriores sobre a nossa força interior, a nossa alma, tudo aquilo que é feito com amor, dedicação flui melhor, você se destaca e acaba fazendo de forma perfeita, isso se chama força interior. E toda bailarina tem dentro de si essa força magica, na verdade a mulher já carrega dentro de si uma força imensa, superior a nós homens, elas tem uma força invejável, a expressão “mulher sexo frágil” é mero engano, o sexo frágil somos nós homens, uma vez vi um documentário sobre os campos de concentrações nazistas em que eram fuzilados homens e mulheres, segundo relatos os homens choravam, imploravam ela vida, se abaixavam, as mulheres ficavam estáticas encarando o seu atirador, com olhar fixo apenas com algumas lagrimas nos olhos.
E essa força interior pode ser usada no aprendizado da dança, quando você passa a usar sua força interior você passa a fazer coisas acontecerem de forma mais eficaz, é como se ligasse dentro de você um botão turbo e acelerasse o seu modo de aprendizado. Na dança do ventre o simples fato de ser mulher já é de suma importância para aprende-la, pois todas mulheres tem dentro de si a essência dança do ventre, basta ativa-la, essa essência se mostra mais evidente nas orientais, então vocês que estão aprendendo dança do ventre usem sua força interior no aprendizado.
Mas como usa-la?
A nossa força interior pode ser acessada simplesmente quando temos paixão por algo e queremos realizar de forma que nos cause prazer, assim acontece com a dança, você não dança simplesmente pra agradar alguém ou pra fazer inveja ou ser a bambambam, você dança pelo prazer que esta lhe proporciona, pelo bem estar, pela sua suade mental e corpórea, quando esta dançando esta em um mundo sem problemas, sem doenças, sem inimizades, sem tristeza, então a dança do ventre além de tudo é uma terapia, eu até diria uma filosofia de vida onde une mente sã e corpo são.
Você deve usar sua força interior quando aquele exercício que sua professora passa parece ser impossível de realizar, calma, uma bailarina jamais deve entrar em desespero e achar que ali é seu limite, pois todas podem ir além daquilo que se aprende e realizar os movimentos de forma perfeita, quando encontrar dificuldade não queria já no primeiro momento forçar você a aprender rápido, primeiro veja muitas vezes a execução do movimento e quando estiver sozinha o realize, deixando sair de dentro de você os  movimentos, imagine-se você já o fazendo de forma perfeita mesmo que ainda esteja uma negação, mas imagine-se o realizando como sua professora lhe mostrou, corrija os erros que você nota ao se olhar no espelho, e vera que logo surge uma vontade de faze-lo, você começa a sentir que aos poucos vai conseguindo realiza-los, em pouco tempo você já faz o movimento completo apenas com algumas falhas, ai entra a parte do estudo a lição de casa, treino, treino, treino, você só chegara a perfeição com muito treino, mas aquilo que no começo parecia impossível de aprender você já aprendeu e agora só precisa aperfeiçoa-lo.
Bailarinas usem essa força que é de vocês, que faz parte de vocês mulheres, use-a em tudo aquilo que for realizar, seja na dança, seja no trabalho, seja no seu dia a dia, pois vocês nasceram para brilhar, e precisamos dessa luz, pois sem o brilho das mulheres nosso mundo seria cinza e apático.
Boa dança a todas.