PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

"ELA" ESTA NA PLATÉIA! E AGORA?



Por: Jamal Marzuq

Você esta pronta para se apresentar toda entusiasmada e confiante, quando olha pela fresta da cortina do teatro você vê o teatro lotado e sentada no meio publico aquela sua diva, a bailarina que você acha o máximo. Pronto! Travou tudo! O suor já começa escorrer pela testa, as pernas ficam tremulas, a coreografia começa a sumir da cabeça, a respiração dispara.
Calma, o mundo não irá acabar.
Quando estamos em processo de aprendizagem, seja de qualquer coisa, uma dança, um instrumento musical, ate dirigir, é normal que tenhamos alguém em quem nos espelhamos, uma referencia, tipo:
 - Eu quero tocar violão como tal pessoa! Ou, quero ser como tal bailarina!
Vou contar uma historia pessoal, eu lembro de que quando comecei a tocar violão eu me inspirava em um amigo, Cidão, nossa, achava que ele tocava demais, logo que comecei a realizar alguns acordes ia correndo no meio da turma para tocar, mas, quando chegava o Cidão, nossa! Travava tudo; o dedos ficavam duros, suava nas mãos, esquecia as posições, e já passava o violão pra ele, depois de certo tempo fui me dedicando, se aperfeiçoando, e recentemente fui tocar em uma festa de um amigo, estava tocando quando vejo entrando o Cidão com a esposa voltei no passado, confesso que fiquei apreensivo, mas eu sabia o que estava fazendo e continuei, mas pensando comigo mesmo:
- Nossa não posso errar, tenho que tocar certinho por que com certeza o Cidão estará me analisando!
Terminei a apresentação e Cidão veio até a mim para me cumprimentar, afinal fazia anos que não nos víamos, ele já foi logo dizendo:
- Puxa quanto tempo, meu, você esta tocando muito, muito mesmo, como eu queria tocar assim, nunca consegui tocar dedilhando assim como você esta tocando, fez aulas com quem?
Ouvindo isso eu passei a analisar a situação, e vi que realmente eu tocava muito mais do que ele, na época em que comecei aprender, não era que ele tocava muito bem, era eu que não sabia tocar nada, com minha dedicação e esforço eu fiquei melhor do que o Cidão, que apenas sabia fazer acordes e tocava batidão, e tinha parado nisso.
Isso foi uma lição que carrego ate hoje comigo, nunca podemos desmerecer nossos esforços quando estamos aprendendo algo, hoje somos pequenos, mas amanha seremos imensos, às vezes ate maiores do que aquilo em que se espelhávamos.
Também devemos saber que se temos alguém como uma referencia uma “diva”, sabemos que ela é completa em tudo, pois ninguém irá adorar alguém só por que é bonito, a pessoa tem que ter um conjunto para ser tornar uma referencia para nós, ela tem que ser legal, amiga, verdadeira, e outras qualidades, ai sim ela se torna uma referencia, de que adianta ser uma excelente bailarina e ser uma antipatia só.
Então tenha certeza que esta Diva jamais irá julga-la por ter errado um passo, ou desencentivar você dizendo que você não serve para dançar, muito pelo contrario, ela te incentivara ao máximo, pois um dia ela também estava atrás dessa mesma cortina de teatro olhando pra alguém na plateia, nervosa com as pernas tremulas. Afinal ninguém nasce sabendo.
Boa dança a todas.

2 comentários: