PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

OS TIPOS DE DANÇA DO VENTRE E SEUS ARTEFATOS



A Dança do Ventre é uma arte que encanta homens e mulheres há séculos, talvez mais do que séculos, diria milênios, encanta com sua beleza, mistérios, graça e sensualidade. Ao longo dos anos recentes essa dança foi se enriquecendo e tendo alguns elementos da dança moderna adicionados, como as bases do Ballet clássico (praticamente é hoje a base usada em todas as escolas). Já o aprofundamento de algumas bailarinas no estudo dessa dança pode permitir a fusão dessa arte milenar com artefatos moderníssimos como o Swing poi, por exemplo. Mas de quantas formas podemos interpretar essa dança nos palcos? Quais artefatos podemos usar na dança do ventre? Quais os tipos de dança do ventre que podemos dançar?
Dúvidas comuns para as bailarinas e futuras bailarinas, então vamos tirar alguns esclarecimentos sobre a dança:

Dança do ventre Tradicional: Pela lógica a dança tradicional é aquela que é dançada no país que consideramos de origem, por exemplo, o Samba é uma dança tradicional do Brasil. Dança do ventre tradicional é a dança do ventre executada na sua forma mais original, ou seja, é a dança do ventre “pura”, se é que podemos chamar uma dança milenar de pura. Trata-se de uma dança mais descontraída e popular. A música geralmente é mais homogênea, não contendo tantas variações na contagem de tempo. O traje é o tradicional de duas peças.

Dança do ventre Clássica: Como já sugere o nome possui bases e influencias de movimentos do Ballet clássico como, movimentos de giros, pés em meia-ponta, postura elegante de bailarina, além de braços clássicos bem definidos. Tudo isso associado aos movimentos da dança do ventre é claro! É dançada na música clássica feita por uma orquestra é lógico! Mas não uma música clássica comum, mas sim a música clássica Árabe e oriental. São músicas lindíssimas que possuem muitas variações de ritmos, são bem longas podendo variar de 6 minutos até 13 minutos, possuem introduções instrumentais longas em torno de 1 minuto. A bailarina pode usar o traje de 2 peças ou um vestido se estiverem bem caracterizados para a música. Na maioria das músicas clássicas fica maravilhoso se a bailarina fizer uma entrada com véu.

Dança do ventre moderna: Muitas das músicas de Oum Koulsoum foram regravadas com uma interpretação mais moderna, além do surgimento de novos cantores trazendo para a música uma nova roupagem com influências mais populares e ocidentais, mas mantendo seus ritmos característicos. Para poder acompanhar a modernidade da música, ao dançar a bailarina deve estar de preferência usando um traje mais moderno assim como a sua interpretação coreográfica.

Folclore Árabe: As danças folclóricas de origem árabe e oriental são muitas, cada uma com sua história, localização, roupas e artefatos característicos, música e a população que a dançava. Podemos dançá-las de maneira mais fiel possível com todas as características da dança, também podemos dançar traços suaves delas quando aparecem levemente representadas em músicas clássicas e também podemos dar uma interpretação moderna a esses folclores. Esses são alguns exemplos dessas danças:
Said (Dança do bastão ou bengala), Baladi, Gawasi, Khaleege, Dabke, Meleah laf, Dança do jarro, Dança das flores, Karcilama, dança Núbia, Fallahi, Haggala Tribal.

Artefatos que você pode usar na Dança do ventre:
Espada, Punhal, Pandeiro, Véu duplo, Véu de seda, Véu tradicional, Véus Wings, Bastão, Bengala, Véu poi, 7 véus, Snujs, Taças, Candelabro, Cesta de Flores, Jarro, Serpente.

(algumas citações foram tiradas da internet sem saber qual a fonte original para creditar).





As danças “Ventranas”

por: Jamal Marzuq

Elas, sempre belas, pairam sobre o palco, Bailarinas do Ventre ou simplesmente “Ventranas”.
Ah! Como sou louco por elas, que giram, giram, parecem ligadas a manivela, me levando em seus giros ao mundo novo, porem muito conhecido.
Elas tem armas de pura sedução, armas de encantamento, armas de persuasão, quando se alia a elas belas Bailarinas Ventranas, me deixa sem ação, pois já estou pego em seu jeito meigo, estou pego definitivamente, preso em seu mundo, preso dentro de seu coração.
Vem com véus esvoaçantes, vem com taças flamejantes, vem com curvos bastões, às vezes tem fogo sobre ti, às vezes agua em jarros dourados, reluzentes, ocultos atrás de belo olhar.
Bailarinas divinas, que ocupam os espaços dançando, com seus véus jogando, vibrando, balançando, coloridos, suaves, leves, divinos, enfeitam o mundo, em cores e movimentos sincronizados, ah que bom, ter o dom da visão para tudo isso deslumbrar.
Mulher , diva, deusa, princesa, sim simplesmente bailarina Ventrana, que soma tudo isso dentro de si, unida a sua dança magica com seus variados artefatos magicos, é para todo o sempre minha fonte de inspiração, minha musa, minha vida, sem você sou apenas mais um, comum, em vão, dedico a todas bailarinas Ventranas este simples poema, que posso ser soado em uma linda canção.


bailarina foto: Alex Delora (Ukrania).

Um comentário:

  1. Cadê a sua postagem do dia das mulheres Jamal estamos sentindo falta de suas palavras sempre tão doces senciveis e de bom gosto !!!

    ResponderExcluir