PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

JAMAL ENTREVISTA - VANDA FENNER.


  

É com uma grande satisfação que abrimos nosso novo espaço de entrevistas, entrevistando a Bailarina Vanda Fenner, Bailarina, Coreógrafa e Professora de Dança do Ventre (DRT-34501/SP). Formada em Terapia Holística CRT 40378, em São Paulo com ênfase nas técnicas corporais tais como, Yoga (instrutor), Massagens Orientais (Do-in, Shiatsu, Reflexologia, Massagem Ayurvédica)  , Reiki Nível III (Método Usui Tibetano) , Floral de Bach, Terapia Ortomolecular e Acupuntura Auricular. Possui também formação em Psicanálise Clínica RPC 037/08, pela Escola de Psicanálise Diálogo Aberto. Concluiu também o Curso Profissionalizante de Dança Oriental com a Bailarina Ályyta Suhair (2008/2010). Atualmente dedica-se a realização de eventos árabes, ministra aulas e workshops de danças árabes e apresenta um programa direcionado a informação para bellydancers.


Jamal Marzuq- Primeiramente agradeço a oportunidade de nos conceder essa entrevista para o Blog, falando um pouco sobre seu trabalho.
Vanda Fenner- Me sinto imensamente honrada em poder falar sobre minha trajetória na dança. É um reconhecimento ao meu trabalho árduo e dedicação a um trabalho de anos.

J.M-Conte-nos um pouco sobre o início de sua trajetória e como você se interessou pela Dança do Ventre?
Vanda Fenner- Tive contato com a música árabe desde criança, pois meu pai é libanês e sempre colocava no carro (naquela época fitas cassete) dabke e músicas de Om Kalthoum. Sempre tive contato com a dança, mas fui aprender numa escola realmente quando tinha 21 anos.  Tive uma professora muito exigente seu nome era Roberta Nazrat. Desse dia em diante tive a certeza que a Dança tinha me escolhido e não o contrário.
Busquei aulas com diversos profissionais, até fazer o Curso Profissionalizante com uma bailarina maravilhosa, que me mostrou o verdadeiro sentido da dança em nossa vida, o sentido da generosidade em ensinar, em aperfeiçoar o outro.

J.M-Hoje a dança do ventre é a sua única profissão ou você tem outra atividade?
Vanda Fenner- Hoje toda minha vida gira em torno da Dança Oriental. Dou aulas à noite, tenho um programa direcionado PROGRAMA BELLYSTARS BY VANDA FENNER na Vivitv, onde entrevisto bailarinas e cantores da música oriental. E também me dedico à realização de Eventos Árabes no Vale do Paraíba.
  
J.M- Ensinar a Dança do Ventre pra você é?
Vanda Fenner- É minha vida... Minha realização. Gosto de ser a “Criadora” e ver minhas “Criaturas” brilhando. Quando vejo minhas alunas dançando, acreditando em si mesmas me emociono. Penso que todo esforço vale a pena e creio na Transformação Divina que a Dança faz em nossa vida.

J.M-Quais suas músicas preferidas para dançar (ritmos)?
Vanda Fenner- Amo as músicas clássicas como Ana Bastanak, Batwannis Beek e Inta Omri. Mas tenho muita facilidade para dançar percussão de improviso também.

J.M- Em algum momento da sua vida você pensou em desistir da Dança do Ventre? E quais os maiores desafios que você enfrentou dentro da dança?
Vanda Fenner- Já pensei em desistir sim... Quem diz que nunca pensou está mentindo. Mas seria tirar o ar que eu respiro, seria viver sem paixão.
Todos os dias enfrentamos obstáculos como: críticas negativas, pessoas que desconhecem seu trabalho e o quanto você se esforçou para chegar onde está e simplesmente tentam te detonar. Os desafios da profissão são muitos, como também a falta de remuneração adequada, alto investimento na formação, nos figurinos também.

J.M-O que acha dessas novas fusões na Dança do ventre?
Vanda Fenner- Acho que tudo é válido. Tem fusões muito interessantes e outras muito infelizes... Cabe ao profissional ter bom senso em saber fazer um trabalho criativo e que não venha denegrir a cultura árabe.

J.M- Como você vê o mercado da Dança do Ventre hoje no Brasil (eventos, aulas)?
Vanda Fenner- Vejo que hoje as bailarinas são fabricadas em série...rs. Precisam ter “selos” e “padrões”. Daí você assiste uma e as outras acabam sendo exatamente iguais..rs.
Eu sempre fiz aula com grandes profissionais nacionais e internacionais, mas sempre preservei minha “essência”, minha “identidade”. Não quero ser cópia de ninguém.
Os eventos são grandiosos mas sempre com aquelas ressalvas em relação aos concursos. Vejo “Profissionais” no júri que sequer reconhecem alteração de ritmo na música clássica quando dançam como tem a capacidade para avaliar?
Digo que o Mercado continua equivocado, entrevisto no meu programa muita gente boa que não aparece na mídia. Faz um trabalho coerente, mas não tem visibilidade porque não paga anúncio de contracapa em revista especializada. (kkkkk)

J.M- Que benefícios a dança lhe trouxe?
Vanda Fenner- A Dança me trouxe autoconfiança, me deixa sempre expressar meus sentimentos e me realiza.

J.M-Temos um assunto rolando no Blog sobre a profissionalização da dança do ventre e a criação de uma associação de classe, qual sua posição referente a esse assunto?
Vanda Fenner- Concordo plenamente com isso. Devemos nos unir e lutar pela PROFISSIONALIZAÇÃO assegurando assim nossos direitos. Fazendo com que nossa profissão seja regulamentada e respeitada por todos.

J.M- Como foi pra você fazer seu primeiro evento?
Vanda Fenner- Foi difícil, pois exige muita organização e administração. Nada pode passar despercebido. Um evento para ser bem sucedido e ter credibilidade tem que ser sério. Levar entretenimento ao público não perdendo o foco e a qualidade.
    
J.M-Você acha que para aprender a dança do Ventre deve-se aprender também um pouco da Cultura Árabe?
Vanda Fenner- Sem dúvida nenhuma! O que mais vemos são equívocos nesse sentido. Pois se você vai aprender a dança de um povo, deve conhecer seus costumes, sua essência.

J.M-Que dicas você daria para quem quer se tornar profissional na Dança do Ventre?
Vanda Fenner- Seja humilde SEMPRE! Busque bons profissionais para lhe ensinar, não faça inimizades no meio, pois além de ser deselegante poderá lhe prejudicar futuramente. Aprenda com as críticas, cresça com elas. Saiba que nunca estaremos “Prontas”, pois temos sempre algo a aprender. Não desista de sua essência e seja GRATO a todos os MESTRES que passaram por sua formação.

J.M-Se você pudesse definir a Dança do Ventre em uma frase qual seria?
Vanda Fenner- Uma poesia expressada com o corpo em movimento.

J.M-Sua escola de Dança do Ventre fica em qual cidade?
Vanda Fenner- Atualmente tenho minha própria escola em Taubaté. O Bellydance Studio by Vanda Fenner.

J.M- Você comentou que tem um programa na TV, me fale um pouco sobre ele?
Vanda Fenner- O PROGRAMA BELLYSTARS BY VANDA FENNER na Vivitv Emissora em São José dos Campos para mim foi à realização de um sonho.
A convite da minha Produtora Vivian Moura idealizamos um programa que pudesse divulgar o trabalho de vários profissionais da área bem como Cantores e Bailarinos. Existe uma carência no mercado de programas especializados.
Convido profissionais que admiro e pessoas que fazem um trabalho sério na área da Dança e da Música Oriental.

J.M-As pessoas que tiverem interessadas em aprender a Dança do Ventre, contratar workshops, shows deve-a contatar como?
Vanda Fenner:
Meu site: www.vandafenner.com.br
Meu programa: www.vivitv.tv todas as quintas-feiras às 22 hs.
Meu e-mail: vandafenner@gmail.com
    
J.M-Há alguma pergunta que queira me fazer?
Vanda Fenner- Sim... Quando virá no meu programa para falarmos do blog? ..rs
Jamal: Estou esperando o convite! Isso foi um convite?

J.M- Agradeço pela entrevista, que tenha sucesso sempre em tudo que fizer, e gostaria que deixasse uma mensagem aos nossos leitores do blog.
Vanda Fenner- Fico lisonjeada em conceder a entrevista a um blog que trata a temática da dança árabe de forma tão séria e imparcial.
Minha mensagem é para as Bellydancers: Nunca duvide do seu potencial, busque meios para aperfeiçoá-lo! Acredite que aprendemos mais com nossas derrotas e nos tornamos mais fortes para saborear nossas vitórias!
E como digo sempre: Vamos Espalhar nosso Glamour meninas!

Um comentário:

  1. Perfeito!! Vanda apresenta sempre uma boa arte, ela é muito talentoso e merece ser o número um na dança do ventre. Nós gostamos muito de sua arte e sempre ir e vê-la. Ela é a melhor em todos os tempos. Parabéns Vanda e mais sucesso..

    ResponderExcluir