PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

domingo, 30 de março de 2014

JAMAL ENTREVISTA : ELAINE MURAD.


Jamal - Qual foi seu primeiro contato com a dança do ventre?

Elaine Murad - Meu primeiro contato com a dança do ventre foi através de filmes, como por exemplo, filmes que retratavam a Arábia antiga, Simbad, Aladim entre outros, foi onde despertou a minha paixão pela arte da dança oriental árabe, onde eu já copiava os movimentos vistos nos filmes, acho que tinha entre 7 e 8 anos nessa época, mas fui procurar a aprender a dançar com uma profissional anos mais tarde e ate hoje procuro aprender cada vez mais.

     


Como retratei em um comentário anterior você teve um problema de saúde serio, o qual a dança te ajudou muito? Fale sobre isso.

Elaine Murad - Bom, (pausa), eu já era praticante da dança do ventre quando em um exame de rotina descobri um nódulo em uma das mamas, constatando ser um tumor, maligno de ultimo grau, onde entrei em depressão devido às inúmeras cirurgias feitas, foram 19 cirurgias no total no prazo de 2 anos, eu já estava desacreditada, desanimada, pois você fica feia, sem uma visão de futuro, parece que o mundo acaba ali, e nesse tempo eu não parei a dança, acho que foi ai que insisti mais ainda, pois eu busquei algo que me fizesse bem, justamente à dança, que me dava estímulos e alegrias para seguir em frente, devido às inúmeras sessões de químio terapia perdi todo meu cabelo, sabemos que o cabelo é um elemento a mais na dança do ventre, mas não perdi a vontade de dançar, então na ausência de cabelo usava lenços de seda.  
No meio do tratamento

Hoje estou 100% recuperada e agradeço a Deus, aos amigos próximos que sempre estiveram comigo e principalmente a dança do ventre, que me fez querer continuar com a vida a todo vapor para aprender cada vez mais (emocionada nesse momento).

 

Hoje você vê a dança do ventre como?

Elaine Murad - Além de um remédio que me curou de um mal, eu vejo a dança do ventre a vejo como algo que me traz imensa satisfação e realização, a qual não consigo mais viver sem. E sempre digo a todos, se existiu um remédio que me curou esse remédio foi à dança do ventre.

    


Soube que você esteve recentemente no Egito, me fale sobre essa viagem e que bagagem cultural ligada à dança do ventre trouxe de lá?

Elaine Murad - Estive no final do ano de 2013, fui com uma amiga que também tinha o fascínio por conhecer aquele lugar, fiquei encantada com tudo, pois lá tudo parece respirar dança, as cores os cheiros os gostos e sabores, é inexplicavelmente encantador estar em um lugar onde tudo começou, um lugar magico, pude ver a dança Na sua raiz, andando por alguns vilarejos onde é costume as mulheres dançar em festas, ate tem um caso que me ofereceram leite de “camela”, pois dizem que tem o poder de melhorar nossos movimentos para a dança, na duvida tomei muito e ainda trouxe pra casa (risos). Também fui a alguns espetáculos realizados em hotéis, onde geralmente dançam as melhores do mundo. Trouxe um aprendizado imenso sobre a dança do ventre pura na sua raiz e não algumas danças que vemos por aqui.

 

Você tocou no assunto das “danças que vemos por aqui”, o que você tem a dizer dessa nova dança do ventre que ensinam em alguns lugares?

Elaine Murad - Eu acho que as fusões atrapalharam a dança do ventre pura, pois hoje o que mais se vê é fusão, ou seja, dança do ventre fundida com outra dança seja o bale, jazz e outras.

 

Musicalmente o que você gosta de dançar?

Elaine Murad - Adoro musicas com solo de Derbak

Por quê?

Elaine Murad - Por ser rítmico, alegre, envolvente, deixar você livre para criar em cima do que se esta tocando. Mas também gosto de clássicas.

  


Atualmente você ministra aulas?

Elaine Murad - Sim, tenho um estúdio em minha própria casa onde tenho um grupo iniciante e intermediário.

 

A dança do ventre. Você aprendeu já se pode considerar-se uma bailarina profissional e parar de estudar, ficar apenas dando aulas e participando de eventos?

Elaine Murad - Jamais, você se torna profissional, mas será eternamente uma aprendiza todos os dias, por que não só a dança do ventre, mas qualquer outra dança você nunca aprende tudo, sempre tem algo novo para aprender a cada musica, a cada dança, a cada movimento, então não podemos deixar de estudar nunca.

 

Qual conselho que você daria as pessoas que se interessam em aprender a dança do ventre?

Elaine Murad - Se dedicar ao máximo, com seriedade e amor, e não a fazer para apenas por falar que faz aulas de dança do ventre, ir conhecer primeiramente a cultura de onde ela vem, pois além de nos trazer um bem estar ela também serve de remédio para nossa alma.

 

Os eventos, concursos e festivais que você acha deles?

Elaine Murad - Acho importante principalmente participar e não somente ir para assistir, pois é um estimulo maior para você aprender e fazer da maneira correta, pois esta sendo julgada por pessoas que realmente entendem do assunto, por que é comum ver por ai algumas bailarinas que dançam apenas pra família e amigos, e acabam sendo elogiadas, com isso elas param no tempo, sempre nos básicos, é importante ver o espetáculo da dança em sua totalidade, onde tem pessoas envolvidas sérias, profissionais com um imenso senso critico, pois sabemos que a critica vinda de quem entende ajuda muito a melhorar, e isso você só encontrara participando desses tipos de eventos.

 

Da pra ganhar dinheiro somente com a dança do ventre?

Elaine Murad - Hoje em nosso País nenhuma forma de arte que não seja televisiva é bem remunerada, creio que o amor pela dança é que nos motiva a seguir em frente, investir recursos próprios em vestuário e acessórios, em eventos, tudo vem do amor pela arte da dança, pois temos a plena satisfação de dançar e isso já paga tudo. Quem sabe um dia a dança não seja algo grandioso como é o futebol em nosso País. (olhar de otimismo)

 

Deixe uma mensagem para as futuras bailarinas?

Elaine Murad - Que jamais desistam de seus ideais e lutem por aquilo que querem para si, pois eu venci uma doença através da dança e vocês também podem vencer os seus maiores obstáculos e dificuldades, basta acreditarem que são capazes.

Estudem sempre com carinho e dedicação.

   
Adicionar legenda

Você esta na região de Sorocaba quer deixar um contato para que quiser contrata-la para eventos, shows ou quem se interessar em fazer aulas?

Elaine Murad - Sim meu contato é: e-mail  - elaine.murady@hotmail.com ou meu face book Elaine Murad.

Um comentário: