PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

terça-feira, 22 de novembro de 2011

RELAÇÃO ENTRE OS BENEFÍCIOS CORPORAIS DAS ARTES MILENARES DANÇA DO VENTRE E KUNG-FU.

por: Francynne Martins.




A DANÇA DO VENTRE.

A dança do ventre é uma famosa dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. datada entre 7000 e 5000  A.C, cujo surgimento exato não se sabe ao certo .   
Originalmente o nome da Dança do Ventre é RAKS EL CHARK cujo significado é DANÇA DO LESTE este é o verdadeiro nome da dança árabe, porém os americanos achavam que para o cinema não convinha usar o nome dança do leste e há muitos anos quando os costumes orientais viraram “moda” eles trocaram o nome por BELLY DANCE que traduzindo significa “Dança do ventre”. Segundo SHAHRAZAD, a pioneira da Dança do Ventre no Brasil, Dança do Leste foi o nome dado a esta dança porque “significa onde o sol nasce, de onde a mulher recebe as energias e o poder do Sol”. A dança do ventre surgiu em cultos religiosos nos templos do antigo egito, nove mil séculos atrás as mulheres desenvolviam seus corpos energéicos através dos raios solares veneravam  Deus Rá(Pai Sol) e pelo fato de poder ser mãe , ou seja, serem dotadas naturalmente de útero e ovario, ela veneravam a Deusa Isis (Mãe lua)  que lhes dava sua benção. Por isso essa dança é chamada também de Ritual sagrado dos templos do antigo egito.
Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina.
Com a invasão árabe e a conseqüente mistura de culturas, a dança do ventre foi disseminada pelos outros países obtendo outras influências na dança como por exemplo a do Balé clássico. Como dança milenar, é uma dança profunda, não merecendo que seja vista com vulgaridade ou banalidade.
A dança do ventre , de um modo geral, é extremamente importante como meio de diálogo, de reflexão e de possibilidades de revisão de conceitos, pois o respeito a si próprio e ao outro está presente em sua prática, que trás aprendizados que podem levar a transformações,concepções e princípios, na busca de uma construção mais significativa de nosso código de valores.
Quem a pratica exercita a técnica de fazer uma série de movimentos que obrigam mexer, desde os dedos das mãos até corrigir a postura.Nessa dança todo o corpo se movimenta e , por isso, é preciso trabalhar o corpo como um todo.
Essa dança, porém, não pode ser vista como um mero exercício: ela faz parte de uma tradição muito antiga, ligada ao culto da terra e do útero poderoso da deusa.
Os procedimentos da dança do ventre são sérios e merecem respeito das coisas transcendentais e sagradas..
 quem diga que ao dançarem as mulheres também se preparavam para serem mães, já que a movimentação da Dança do Ventre ajudava a fortalecer a região pélvica, facilitando o parto.
Raramente a Dança do Ventre hoje é praticada como um ritual religioso, mesmo que muitos ainda a vejam como uma prática sagrada. A característica mais evidente hoje da Dança do Ventre é cultural, artística e profissional.
Dizem que os movimentos dos braços eram inspirados nos animais, em especial o falcão, e o ventre permanecia exposto.
No século XVIII, o imperador francês Napoleão Bonaparte invadiu o Egito e ficou encantado com a dança do ventre. Desde essa época, a dança do ventre vem se fortalecendo como prática alternativa, devido a seus vários benefícios físicos e mentais.


O KUNG FU.
kung fu é arte na China (mas chamar o Kung Fu de sistema de luta seria uma ofensa, pois como transcende as barreiras políticas e religiosas ao redor do globo é considerada uma arte não só da luta mas a arte de se superar e de viver a arte do Kung Fu). Seus estilos surgiram das observações dos animais e através de outras metodologias, mas, no entanto, ninguém sabe ao certo quando surgiu. A história do Kung Fu é cheia de muitas lendas e ciladas que tornam qualquer tentativa séria de transmitir uma história compreensiva e puramente factual quase impossível. A principal razão para isto é que a história de uma pessoa é a lenda de outra. Há muito poucas provas documentadas para sustentar qualquer história de Kung Fu, já que a maioria delas passa de pai para filho, oralmente, sem qualquer documentação escrita para comprovar. Se um relato for puramente lenda, será registrado como tal aqui.A Hierarquia e a disciplina muito bem organizada refletem a sociedade chinesa, adversa do modo individualista ocidental.
O kung fu é considerado o “pai das artes marciais” ,pois através dele várias outras artes marciais surgiram.
Kung Fu  é uma palavra chinesa que, em forma coloquial, pode significar "tempo e habilidade", "trabalho duro", algo adquirido através de esforço ou ainda competência na luta corporal. O termo apropriado é “Wushu” e geralmente qualquer coisa que é chamado “Kung Fu” por ocidentais é realmente Wushu. Wushu é talvez a fundação de todos os sistemas asiáticos do leste da luta data de algumas autoridades seus começos toda a maneira de volta a 3000 A.C.
 


OS BENEFÍCIOS DAS DUAS ARTES ORIENTAIS.

Dança do ventre : reeducação postural, ativa a circulação sanguínea, flexibilidade e resistência . desenvolve coordenação motora e eixo de equilíbrio, aceitação de si, auto-estima, alivia o stress, percepção sensorial, agilidade mental, concentração e equilíbrio emocional respeitando os limites do corpo e mente.

Kung fu : Além da habilidade em combate e ganho de saúde o kung fu trabalha o desenvolvimento pessoal, advindo da disciplina, persistência e respeito aos limites; estrutura o corpo e a mente ajudando no equilíbrio psíquico, possibilita também o controle do estresse, de angústias, ajudando na concentração além, é claro, da defesa do corpo.
Na dança do ventre, Através de seqüências de movimentos secos e sinuosos como ondulações, batidas, shimmies (tremidos) e dinâmicas trabalhando a percepção sensorial, isso cria uma sensibilização na mulher, de forma que sua leitura musical é decodificada através de movimentos precisos e que a colocam em contato com seu interior, suas próprias emoções;no kung fu há uma combinação de ginásticas (acrobacias) completas de todo o corpo, na maioria das vezes seqüências de movimentos, chamados de Taolu ou formas, conhecidos vulgarmente como katis no Brasil, se bem desenvolvido, possibilita um equilíbrio corporal total, buscando a paz interior, aumentando a saúde e a qualidade de vida.No plano emocional, a dança do ventre atua na transformação das emoções da mulher, incutindo, em seu ser, mais feminilidade, mais leveza, mais suavidade e beleza, ao mesmo tempo em que trabalha a confiança e a segurança. A dança trabalha o desbloqueio de sentimentos reprimidos, ajudando a mulher a liberar verbalmente seus temores, e, no plano mental, o raciocínio torna-se mais ágil, estimula a memória e favorece maior concentração da atenção, despertando a consciência para o momento. O Kung fu possui estilos internos centrando-se sobre a energia da vida, técnicas circulares, uso das mãos podendo-se ensinar igualmente o foco de cura dos estilos externos na força muscular, técnicas lineares, uso dos pés, acondicionamento da velocidade e da força.Além disso o kung fu nos proporciona uma terapia baseada em respirações conhecida por tai chi chuan.
O Tai Chi Chuan é composto de movimentos circulares, concomitantes com respiratórios, que vão relaxando o corpo à medida que são efetuados, sem utilização de força física. A seqüência aprendida dos movimentos são contínuas, delicadas e circulares, desenvolvendo o alongamento do corpo e ativando a circulação do praticante, além de relaxar os músculos.
A Dança do ventre e o kung Fu através de diferentes métodos , treinamentos e desenvolturas, possuem um desenvolvimento humano tanto interior como exterior semelhantes atuando diretamente no psicológico e físico das pessoas proporcionando maior qualidade de vida, controle emocional, alivio de stress, aumento da auto-estima,aceitação de si mesmo, confiança, respeito ao próximo, fortalecimento muscular e valorização da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário