PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PREMIO NOBEL DA PAZ É DIVIDIDO ENTRE 3 MULHERES DO ORIENTE MÉDIO


Três mulheres que combatem a injustiça, a ditadura e a violência sexual na Libéria e no Iêmen ganharam o prêmio Nobel da Paz 2011, neste sábado. A cerimônia aconteceu na capital da Noruega. A presidente liberiana Ellen Johnson Sirleaf, sua compatriota Leymah Gbowee e a iemenita Tawakkul Karman receberam seus diplomas e medalhas com muitos aplausos na cidade de Oslo. Segundo o presidente do comitê Thorbjoern Jagland, as três mulheres representam a luta pelos "direitos humanos em geral e das mulheres pela igualdade e paz, em particular."
Desde 2004, nenhuma mulher ou sub-saariana africano tinha ganho o prêmio. Na ocasião, o comitê de honra Wangari Maathai, do Quênia, mobilizou mulheres pobres para combater o desmatamento com plantio de árvores.
Sirleaf foi eleita presidente da Libéria em 2005, depois de ter sido a primeira mulher democraticamente designada à chefia de um país africano, e ganhou a reeleição em outubro.
Aos 39 anos, Gbowee participa de uma longa campanha pelos direitos das mulheres e contra o estupro, desafiando os senhores da guerra da Libéria. Em 2003, ela levou centenas de manifestantes do sexo feminino a fazerem uma "greve de sexo" para exigir o desarmamento rápido de lutadores, que continuam reprimindo as mulheres, apesar de um acordo de paz que deveria ter terminado há 14 anos.
A jornalista Tawakkul Karman, membro do partido islâmico Islah, é a primeira mulher árabe a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Ela também lidera o grupo de direitos humanos das mulheres Jornalistas sem Correntes. Ao escolher Karman, o comitê do prêmio também reconheceu o movimento Primavera árabe defendida por ativistas muitas vezes anônimos da Tunísia para a Síria.
O prêmio Nobel consiste numa medalha de ouro, acompanhada por um diploma e um cheque de 10 milhões de coroas suecas, que corresponde a um milhão de euros. Esse valor será dividido entre elas. Os prêmios Nobel de literatura, química, física, medicina e ciências econômicas também serão entregues neste sábado, em Estocolmo.

5 comentários:

  1. Gostei dessa matéria que bom ver que a mulher do oriente está cada vez mais conseguindo ganhar seu espaço na sociedade bela postagem Jamal!

    ResponderExcluir
  2. Bom mesmo ver que a mulher do oriente está ganhando seu valor está sendo reconhecida.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza é uma grande vitória para as mulheres do oriente.
    E essa reportagem merecia destaque e não poderia faltar num blog como o seu Jamal.

    ResponderExcluir
  4. Grande postagem Jamal é uma grande vitoria para essas mulheres sabemos bem que no oriente as mulheres não tem tanta liberdade como temos aqui no Brasil ! Somos privilegiadas.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza é uma grande vitória esse premio!
    E com certeza nós brasileiras somos previlegiadas aqui a mulher tem direitos igual ou mais que os homens !!

    ResponderExcluir