PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

INVEJA NA DANÇA? SIM! ELA EXISTE!

                                                                                         
                                                                                                                       Por: Jamal Marzuq

Ola “habibas”! eu vou abordar um tema aqui que sei que muitas não gostarão, mas como estou em minha casa (blog) me sentirei a vontade pra falar, vou comentar sobre uma verdade que vem acontecendo e aumentando no meio da dança do ventre que é a inveja, sim isso mesmo que você leu INVEJA.
Tenho notado que tem aumentado algumas desavenças na dança do ventre, às vezes há desavença sem um dos lados saber, como por exemplo uma bailarina(1) esta brava com a outra bailarina(2) porque ela foi dançar onde era de costume essa bailarina(1) dançar, e sai falando horrores da bailarina(2) por ai sem ao menos a bailarina(2) saber que esta sendo difamada, eu falo isso por que já fui “ouvidos” de muitas coisas e não concordo, acho ate antiético essa desunião da classe.
Esse negocio de inveja esta já em um ponto tão avançado que a bailarina posta um vídeo no youtube e já coloca uma frase logo abaixo “ apesar de toda inveja eu continuo seguindo em frente” ou os comentários de certas bailarinas não irão me tirar do meu caminho”, ou ainda pior “ isso é pra mostrar pra vocês que sou capaz”, gente! Parem com isso! A dança do ventre não esta aqui pra cria intrigas nem desunião, muito menos inveja, sabemos que tem bailarinas umas mais avançadas que outras, mas todas são bailarinas, todas estão na mesma causa, é ridículo essa concorrência, quando digo que todas são maravilhosas de fato realmente são, vocês são mulheres acima das outras mulheres, quando decidiram ser bailarinas do ventre, vocês além da arte adquiriram também uma cultura, deviam ser amigas e solidarias umas das outras. Lógico que não são todas assim, mas sempre existe algumas laranjas podres em uma caixa, mas tenho notado pelo que acompanho que esta crescendo esse mofo na caixa de laranjas e infestando outras que eram boas.
Eu converso com muitas bailarinas e é comum quando você comenta que gostou do trabalho de alguma já de imediato ouvir uma critica, como já disse aqui uma vez a critica que é para construir é boa, mas a critica destruindo essa é maléfica, e muitas vezes a critica nem esta ligada a dança e sim a pessoa. Bailarinas, não existe concorrência, ninguém vai roubar suas alunas e nem você ficara sem alunas, ou sem lugar pra se apresentar, hoje o numero de profissionais no Brasil é muito pequeno, temos poucas escolas, e o numero de adeptas esta crescendo, mas depende de vocês criarem um crescimento bom, por que quem esta entrando já vê tanta briga, tanta inveja, tanta discussão que ira se assustar e talvez deixara de praticar a dança. A dança depende hoje de todas as bailarinas envolvidas, todas desde as experientes como as iniciantes, também as pessoas de bastidores, as costureiras, os músicos, todos são elementos primordiais para o fortalecimento, e crescimento da dança do ventre. Quero que entendam que não sou senhor da verdade e também que estou certo no que falo, mas é meu ponto de vista, que olhando de fora você vê a dimensão que esta tomando a coisa, e não precisa ir longe para ver, basto dar uma olhada no youtube em vídeos que postam de ventre que vera isso, uma vez vi uma discussão nos comentários de um video, de terceiras pessoas ligadas a bailarina (destaque hoje no cenário nacional) que rendeu quase uma semana de troca de farpas.
Ainda podemos mudar isso, e sei que mudara, pois o amor a arte falara mais alto e entenderão que juntos somos mais, juntos somamos, e todos são importantes pra dança, e a dança não aceita a inveja em seu meio, e sim o companheirismo, estamos no mesmo barco, temos que remar de forma igual para seguirmos o mesmo rumo, todos juntos e chegarmos ao nosso objetivo.
Podem comentar a vontade sobre esse texto, eu deixo a porta da minha casa aberta.
A todas uma boa dança.

5 comentários:

  1. Concordo com vc plenamente. Também vejo mto rivalidade no mundo da dança e não de uma maneira saudavel.É uma pena pq as pessoas deveriam se unir para divulgar a dança do ventre e diminuir o preconceito que existe na sociedade em geral, mas a vaidade e a inveja não permitem.

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO JAMAL!
    TEM GENTE QUE LEVA A RIVALIDADE AO EXTREMO, A PONTO DE TENTAR ATRAPALHAR A PESSOA, OU DEFAMAR PERANTE OUTROS DANÇARINOS.
    ARRAZOU NO POST!

    BJINHUS IZZA OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  3. Isto vem acontecendo também em outros grupos de dança. É o mal do ser humano. Narcisismo. Egoísmo, mediocridade. Sentimento pequeno e antiético. Lamentável! É o famoso "EU" acima de tudo e de todos!!

    ResponderExcluir
  4. Olá gostei de ler o seu post. Eu estou com um problema. Estou num grupo ha um ano a fazer shows e tenho aulas com a mentora mas comecei a ter aulas com outra professora tambem que pertence a outro grupo. Uma colega que me espia descobriu e contou as outras que estao chateadas comigo mas nao dizem diretamente. Gostaria de manter as duas aulas mas penso em desistir das aulas da nova professora por receio de ser expulsa dp grupo ou k as coisas piorem mais pois a nova professora ker k todas saibam
    Algum conselho ?

    ResponderExcluir
  5. Ola habibit, grato pelo comentário, por favor me escreva no e-mail jamalmarzuq@hotmail.com

    ResponderExcluir