PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

RECEITAS DO JAMAL: MICHUI



Quem não gosta de um bom churrasco, ainda mais quando sentimos o cheiro daqueles espetinhos dos ambulantes de rua, mas na culinária árabe também temos churrasco, trata-se do Michui, um espeto de carne com legumes e temperos e feito na brasa ou na grelha. Muito saboroso, colorido, muito facil de fazer. Não tem nenhum segredo mesmo, e se você tiver um grill na sua casa pode fazer nele também que dá certo. Em menos de 5 minutos estarão prontos para serem servidos. O Michui original é feito de carne de cordeiro mas temos as  variações desta receita que pode ser com mignom ou filé de peito de frango, que também fica bem gostoso. A receita sera usando o file mignom.


Michui de Filé Mignom

Ingredientes
800g de filé mignom limpo cortado em cubos médios
1 pimentão vermelho grande sem sementes cortado em cubos grandes
2 tomates sem sementes cortados em cubos grandes
3 cebolas pequenas cortadas em 4 partes
3 colheres de sopa de vinho branco seco
suco de 1/2 limão tahiti
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 pitada de pimenta calabresa desidratada
1 pitada de cominho em pó
1 pitada de pimenta-do-reino moída
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de salsa picada bem miúda
16 palitos de churrasco ou de bambú para montagem
  
Modo de Preparo
Em uma tigela grande junte todos os ingredientes do michuí e faça uma marinada rápida de 10 minutos, na geladeira, coberto por um filme plástico. Passado este tempo, aqueça bem uma grelha no máximo e inicie o preparo dos espetos. Intercale pedaços de carne com cubos de tomate, pimentão e cebola, procurando sempre deixar a carne em contato direto com um dos legumes (dentro da conchinha formada pelo pedaço da cebola, por exemplo). Lembre-se de deixar espaço para manusear os palitinhos enquanto estiverem na grelha. Uma vez preparados todos os espetos, coloque-os na grelha regando aos poucos com o molho da marinada. Grelhe 2 minutos de um lado, vire e grelhe mais 2 minutos do outro lado. O ponto ideal é quando os legumes estiverem chamuscados e a carne douradinha. Sirva ainda bem quente acompanhado de molhos, pastas, coalhada seca, pão sírio, arroz e salada.

Um bom apetite.

Um comentário:

  1. Hum parece delicioso, realmente uma receita magnifica, faz e me convida.

    ResponderExcluir