PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A DISTORÇAO NA DANÇA DO VENTRE

A DISTORÇAO NA DANÇA DO VENTRE
Por: Jamal Marzuq

A milenar dança oriental do ventre vem sendo distorcida no Brasil por algumas pessoas que se dizem entendidas (expert) na arte e técnicas da dança. É uma pena que isto esta acontecendo, pois estão tirando à seriedade, a arte, a cultura que existe na dança do ventre, ela não é somente uma dança, ela é a historia de uma cultura antiga e deve ser tratada da forma e proposito para a qual foi criada.
Existem no Brasil algumas casas de shows exclusivamente destinada à dança do ventre, casas essas que ditam as regras nessa nova dança do ventre que vem se criando, casas que só estão preocupadas com o lucro que a dança traz e não com a cultura oriental, estão influenciando diretamente as bailarinas, ditando os padrões para ser uma bailarina com um “selo de qualidade”, criando uma regra que apenas as bailarinas com o tal selo de qualidade são as melhores, são as verdadeiras. Estão criando uma dança onde o tipo físico da bailarina importa muito, logicamente a técnica também, mas nessa nova dança do ventre não tem vez muitas bailarinas de técnicas apuradas de anos de estudo por não atingirem o padrão que buscam.
Os shows de dança se tornaram apresentações a um publico que não conhece nada da cultura e vão a esses lugares na intenção de verem belas mulheres em uma dança sensual, já ouvi muitos comentários sobre as bailarinas onde reparam nos atributos físicos e não na técnica de dança da mesma, é como se fosse uma boate, onde tem uma dançarina apenas pra mostrar o corpo vestida com o mínimo de roupa possível. As novas bailarinas estão sendo influenciadas por essas “novas regras”, estão mais preocupadas no corpo, que na técnica, nessa nova dança do ventre não tem espaço pras mais velhas e cheinhas, por mais que sejam as melhores em técnicas, pois não atingem o padrão exigido pra ser uma bailarina de qualidade, ate no que sei a bailarina quanto mais experiente na dança melhor fica e a dança só tem uma regra :” Só pode ser executada por mulheres” nunca ouvi dizer que tem que ser belas, perfeitas mulheres, e sim mulheres no geral sem importar tipo físico e idade.
Tem muita gente querendo tirar proveito em cima da dança, tanto que uma bailarina pra ser um padrão de alto nível tem que investir boa soma em dinheiro em certos cursos de aperfeiçoamento.
Em geral essas pessoas que dizem ser os experts na dança, nem árabes nem descendentes são, não tem a essência milenar que corre nas veias, e sim são admiradores que viram uma maneira de se lucrar com isso, a dança esta acima dos lucros não podemos permitir que ela se venda por um preço qualquer que seja.
A arte da dança do ventre esta ligada a alma feminina, onde se executa os movimentos de dentro pra fora, quando uma bailarina dança, ela fica plenamente realizada e satisfeita é uma magia que ela consegue passar ao espectadores e esses ficam encantados com sua dança, e não com o seu tipo físico e beleza, qualquer mulher passa essa magia quando se dança com a alma, não precisa ser uma “Miss” para encantar o publico. Culturalmente, as dançarinas do ventre do oriente são mais gordinhas, os árabes valorizam as mulheres “avantajadas”, é uma questão cultural: sinal de saúde, nobreza e que ela seria uma ótima mãe.
Vamos resgatar a verdadeira essência da dança milenar do ventre, não vamos deixar que a minoria criem seus próprios padrões, não deixar que as novas bailarinas achem que esses padrões são os corretos, afinal como mulheres elas devem defender as mulheres, e dizer não a essa banalização, ir ao apoio da colega que estudou o mesmo que ela e não tem chance nesse novo padrão de dança. Essa dança que sobreviveu por mais de 3.500 anos da forma que foi criada não se rendera a mais essa forma de desarticulação da dança. Boa dança a todas.
“A verdadeira dança do ventre não deve ser confundida com a imagem publicitária que faz da bailarina um objeto sexual. A sensualidade existe, sem dúvida, mas envolta num clima de magia e misticismo sublimes.” Frase tirada do site: hadarahkhalil.br.tripod.com

Um comentário: