PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

sexta-feira, 29 de abril de 2011

SHISHA (NARGUILÉ)

É comum vermos em muitas academias de dança do ventre os famosos narguilés, muitas vezes como um simples objeto de decoração, mas na maioria das vezes são realmente apreciados pelas bailarinas, muitas vezes em festas da escola ou até mesmo pra relaxar após uma aula em uma conversa descontraída.
Conheçam um pouco mais sobre esse aromático cachimbo dágua.

Origem do Narguilé
O Narguilé tem origem no Oriente. Uma das versões é a de que o narguilé teria sido inventado na Índia do século XII. Quando chegou à China, passou a ser utilizado para fumar o ópio, e assim permaneceu até a revolução comunista, no fim da década de 40.
Na mão dos árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo, acompanhado de café e uma boa conversa. Existem evidências históricas de narguilés na Pérsia e na Mesopotâmia. As peças mais primitivas eram feitas com madeira e um coco que fazia o lugar do corpo (o nome origina-se do persa nārgil, que significa “coco”).
Com o desenvolvimento das civilizações e as expansões territoriais (principalmente dos países europeus), o narguilé, já similar ao que conhecemos hoje (com base de cerâmica ou porcelana e corpo de metal), começou a ser divulgado, e trazido junto com especiarias como cravo e canela.
As cruzadas também auxiliaram a espalhar o narguilé pelo mundo, quando os guerreiros sobreviventes traziam-no para seus países.
No Brasil, o narguilé foi trazido por alguns imigrantes europeus, e divulgado pelas colônias turca, libanesa e judaica.
O narguilé consiste em várias peças: base, corpo, rosh, e mangueira/piteira.
Base: Esta é a peça central do narguilé e se parece com um decantador. Esta parte é cheia com água. Essa água limpa a fuligem que é queimada do tabaco e também absorve a nicotina. Ela é geralmente feita de vidro ou metal e você pode também encontrar algumas mais elegantes feitas de porcelana com decorações pintadas em dourado, prateado ou coloridas em diversas cores.
Corpo: peça cilíndrica que sustenta o fornilho e conecta-se à base. Na base, projeta um tubo para dentro da água, que conduz a fumaça. Quanto maiores forem os corpos, mais suave a fumaça chega a sua boca.
Rosh: peça de barro ou cerâmica onde se coloca o tabaco e, por cima deste, o carvão em brasa.
Mangueira: Tubo que transmite a fumaça do narguilé. Pode haver mais de um tubo em um narguilé para que uma ou mais pessoas possam fumar juntos. Mas os árabes preferem os de uma única saída por confraternizar mais ao se passar a mangueira.
Piteira: Piteira colocada na extremidade do tubo.
Tabaco do Narguilé. O tabaco pode ser feito com 2 ou 3 ingredientes principais. O primeiro se chama muessel que significa literalmente “adoçado”. Este nome foi dado devido ao ingrediente usado como uma espécie de cola tipo melaço ou mel. O melaço é um subproduto do açúcar. O segundo ingrediente é o “tumbak” que é propriamente o tabaco. O terceiro ingrediente seria o “jurak” de origem indiana, pode ser considerado como uma substância intermediária entre as primeiras citadas. Esta substância é muito apreciada na península arábica. As frutas e óleos seriam também adicionados ao tabaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário