PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A NOVA DANÇA DO VENTRE

Por: Jamal Marzuq

A dança do ventre no Brasil (Racks el Sharks) esta em plena ebulição e renovação, as profissionais buscam cada vez mais aprimorar suas técnicas seus estilos, suas academias/escolas cada vez mais decoradas e equipadas, cada vez com mais alunas para aprender essa dança milenar. Mas tudo isso tem que acontecer de forma que não agrida a cultura da qual foi criada, das suas origens milenares. Hoje as bailarinas são mais técnicas, desenvolveram-se muito, estudam muito, gastam horas e horas se aperfeiçoando por isso a dança fica com movimentos mais precisos, completos técnicos, essa mudança é totalmente aceitável, pois torna a dança mais bonita e magica para os admiradores e para elas próprias, mas oque não podemos aceitar é um padrão de beleza que a melhor bailarina é a mais bonita, a quem tem o corpo mais sarado, a barriga mais tanquinho.
Devemos rever os padrões das competições, devemos avaliar o carisma, a apresentação, a técnica, evolução, improviso, traje e não a beleza e o tipo físico da competidora.
Temos que dar valor a todas as profissionais principalmente às professoras de dança; muitas delas sofrem o preconceito de não terem tal selo de qualificação ou de ter sido escolhida como bailarina padrão de tal lugar, mesmo que tenham estudado muitos anos e sejam ótimas em seu método de ensino . Deve sim existir um órgão ou uma associação que qualifique as professoras, para não haver más profissionais no meio, porque existem muitas professoras ensinando tudo errado por ai, dessa forma estaremos erradicando as más profissionais, pois somente as boas e capacitadas professoras terão essa qualificação. As professoras devem sim passar por uma reciclagem, pra terem o novo código de ética da dança do ventre em seus ensinamentos e passar ele a suas alunas de forma completa.
É um dever de todos os profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a dança do ventre estarem de olho em tudo que possa vir interferir ou denegrir sua imagem.
Não aos selos de qualidades e padrões, eles servem apenas pra quem os emitiu e SIM a qualificação de uma entidade que seja formada pelos grandes e sérios profissionais ligados à dança do ventre no Brasil, uma bancada de professoras experientes que unidas irão dar qualificação a tal professora depois de verem o método de ensino e desenvolvimento do mesmo, ou seja, acompanhar a evolução da escola de dança por um período, onde se aplicarão testes para se obter tal qualificação, e não uma casa de shows ou certa escola que diz se a bailarina/professora é apta ou não.
Ensinar a dança do ventre não é somente ensinar passos e técnicas de quadril, é ensinar a cultura a qual esta ligada a dança, ensinar a historia, enfim é levar a aluna um conhecimento pleno dessa maravilhosa arte de expressão corporal.
 Boa dança a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário