PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

segunda-feira, 2 de maio de 2011

FUSÃO?

Por: Jamal Marzuq

Falaremos de um assunto que divide opiniões, a fusão. Afinal oque é fusão?
Entende-se por fusão a junção de duas modalidades de dança, ou uma nova técnica acoplada à dança, a fusão vem sendo bastante usada e muitas vezes de forma criativa no Brasil, onde as professoras tem muita criatividade, arrojo e técnicas para criarem novos estilos à dança do ventre. Muitas vezes enriquecem com cores e movimentos diferentes a dança, usando materiais que deixam a dança mais cênica, para mim particularmente não gosto do nome fusão, pois a dança do ventre é mais nobre que tudo pra se deixar fundir algo nela, afinal é uma dança primitiva que vem desde o inicio da criação, e deve permanecer justamente como sempre foi. Mas nada impede de se criar novos caminhos usando como base a dança do ventre, podendo ate se inventar novos nomes pra modalidade, usando a dança do ventre como base, e não como uma fusão.
Conheço por fusão quando dois corpos se juntam ou se chocam criando um terceiro estado ou terceiro elemento, como acontece em uma fusão nuclear, onde se chocam dois átomos liberando uma reação em cadeia, modificando totalmente o estado natural e ai passa a se chamar Energia Nuclear ou Atômica, pensemos na agua doce e salgada, elas jamais se fundem, ou o Rio Negro e o Solimões acontece à mesma coisa, eles se encontram, mas não se fundem, quando se juntam a quilômetros a frente mudam de nome e passam a se chamar Rio Amazonas, ou seja se torna um terceiro elemento com nome próprio. Então devemos mudar o nome fusão e sim usar nomes próprios para cada modalidade que se cria em cima da dança do ventre, usando-a apenas como base e não de que algo esta se fundindo a ela.
Que sejam bem vindos os novos estilos, mas não digam que os fundiu com a dança do ventre pois ela não aceita isso, dança do ventre é dança do ventre e ponto, aquilo que vier fora dela não pertence a dança e sim é um complemento criado para se usar com a base da dança. Citamos o véu, como sabemos ele é pouco usado na dança oriental, mas existe, oque as ocidentais fizeram foi apenas dar mais valor a ele, elas não inventaram, apenas aperfeiçoaram o uso dele. Agora temos infinidades de véus, é  wing, poi, fan, leques e assim vai, além da dança com adaga, espada, candelabros, e outras, também estilos que unem jazz com a dança do ventre, rock com a dança, ate forró já vi se unir com a dança do ventre. Dança do ventre é Árabe, se dança com musicas Árabes, oque vem além disso é invenção e não é dança do ventre, pode –se ate usar outro ritmo de musica ou estilo pra mostrar a versatilidade e criatividade das bailarinas, mas não se deve apresentar isso como dança do ventre.
As bailarinas que buscam tanto respeito no meio artístico, devem preservar a tradição e mostrar a dança do ventre de maneira correta, assim ganhando prestigio, você não vê uma casa de forró tocar rock para dançarem. Não podemos parar a criatividade do ser humano, as professoras e coreografas estão sempre em ebulição com novas ideias, novos formatos, estilos, mas quando for mostrar isso deixe bem claro ao espectador a sua ideia e não o force a aceitar isso como dança típica do ventre.
Boa dança a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário