PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

segunda-feira, 16 de maio de 2011

RITMOS ARABES

Por: Jamal Marzuq

Não há dança do ventre sem musica, ou sejamos mais específicos, não há dança do ventre sem ritmo. O ritmo que faz toda a mecânica da dança do ventre acontecer, os movimentos de quadris, de braços, de pés, a dança ora devagar, ora rápida, onde a bailarina irá improvisar, irá criar novas coreografias, enfim, existem muitos ritmos árabes, citaremos apenas alguns e mais conhecidos em uma breve descrição:
Ayubui - É um ritmo de compasso 2/4, ele pode ser lento ou rápido.
Baladi - Ritmo de compasso 4/4.
Maqsoum – ritmo de compasso 4/4. Ele é bem parecido com o Baladi.
Falahi – compasso 2/4. É a versão rápida do maqsoum, é um ritmo constante e acelerado.
Malfuf – compasso 2/4. É um ritmo constante, podendo ser lento ou rápido.
Masmudi - Ritmo de compasso 8/4. Parecido com o Baladi, só que mais longo, pois seu compasso é de 8/4, enquanto o Baladi é 4/4.
Said - Ritmo de compasso 4/4. É um ritmo bem marcado e alegre.
Soudi - compasso 2/4.
Tschifftitilli – compasso 8/4. O nome é difícil, mas é um ritmo gostoso bem moderado.
Zaffe- compasso 4/4. Bem lento, muito bom para apresentações com objetos (taças candelabros e outros).
Whada wa noz – compasso 8/4.

Eu particularmente, e acho que a maioria das bailarinas, e de quem gosta de assistir as apresentações de dança do ventre, gosto mais do ritmo Baladi, por ser um ritmo alegre, onde se tem uma gama infinita de movimentos por parte da bailarina, onde ela pode criar mais a vontade, com isso tornando a dança mais especial.
Sabemos que o instrumento que dá o ritmo a musica árabe com mais intensidade é o Derbak, praticamente não existiria a magia da musica árabe sem a presença do Derbak, ele é um instrumento de percussão muito versátil, que mesmo sozinho o Derbak faz o show, e muitas bailarinas gostam de dançar apenas ao seu solo. Ele cria uma harmonia entre ritmo e bailarina, o quadril da bailarina e o Derbak conversam entre si, uma sintonia encantadora. Talvez a dança do ventre seja a modalidade de dança mais rica em ritmos, por causa de suas muitas vertentes por diversos países do como Egito e Marrocos no continente Africano, Arábia Saudita, Emirados, Iraque, Líbano e Síria na Ásia e Turquia e Grécia na Europa. Que seja sempre grandiosa a dança do ventre no mundo, que seja cada vez mais colorida com seus ritmos diversos, com as novas técnicas, as novas coreografias, e a criatividade das mestras.
Boa dança a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário