PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ESTILO.

                                                                                                   
     
                                                                                                                              Por: Jamal Marzuq

Estilo, bom o nome já diz tudo, não é? Não? Então vamos recorrer ao dicionário para começarmos entender o que é Estilo.
Estilo: uso, costume, hábito, modo, jeito.
Ou seja! Uma coisa própria! Cada um tem seu estilo, uns tem o estilo de andar, outros de falar, outros de se vestir, outros de cantar, outros de dançar, ai chegamos no ponto, “dançar”, é sobre esse estilo que quero falar.
Cada pessoa no mundo é única, assim como nosso DNA (código genético) ele é único em cada ser vivo, não há dois DNAs iguais. Então cada pessoa sendo única tem estilos únicos, e na dança do ventre é assim, cada uma das bailarinas reage de forma diferente aos estímulos musicais, cada uma vive uma emoção diferente, ao iniciar a melodia a bailarina se transporta ao seu mundo intimo que ela cria, ali ela vive suas emoções e coloca pra fora em forma de dança. O estilo de cada bailarina é único dependendo do momento, tem bailarinas que quando estão dançando com o véu tem uma reação, um estilo, pelo contato da seda em seu corpo, ela solta em sua dança uma emoção diferente, quando deixa o véu muda completamente seu estilo, pois passa a sentir em si os estímulos musicais.

Muitas vezes nos prendemos ao estilo da dança, seja clássica, folclórica ou moderna, e não ao da bailarina, pois como já disse a cada musica tocada, cada apresentação a bailarina cria uma coisa única, dependendo do momento que ela esta sentindo, muitas vezes ela deixa a memória de lado e dança sentindo as emoções se soltando nos movimentos. Isso eu chamo de pureza da dança, ali ela esta dançando de verdade, sendo harmônica, sentido e copiando as batidas da musica, ali ela se transporta a 4 mil anos no passado e dança como as mulheres dançavam em culto ao ventre da vida.
Eu particularmente gosto de ver uma dança com a alma, e não coreografadas certinho em cima do estilo e ritmo escolhido, não digo que não é bonito que não é grandioso o trabalho coreografado, sim é lindo, qualquer bela apresentação de dança do ventre, ainda mais quando você vê a seriedade em mostrar uma bela coreografia em cima de um estilo, é o trabalho de anos de estudos sendo mostrado ali, mas eu acho que quando a bailarina entra pra dançar, e ali ela cria tudo no momento, fica mais envolvente, você sente a boa energia que ela esta emanando de si, você compartilha com ela o seu momento, as suas emoções.
Hoje vivemos em um mundo de fusões, se funde dança do ventre com rock, hard rock, pop, ate axé, eu como já disse em um postagem anterior (http://jamalmarzuq.blogspot.com/2011/05/fusao.html), não gosto das fusões, perde-se uma cultura milenar quando se tentar mudar ou tirar algo dela, Ali Baba dizia: Abra-te Sésamo! E se abria a porta de seu esconderijo!
É como se quiséssemos hoje, mudarmos sua famosa frase para uma senha qualquer de 6 dígitos, digitada em um painel na porta da caverna. Chega-se o moderno mas a cultura permanece.
Estilo, que cada uma tenha seu próprio estilo, todas são maravilhosas bailarinas, e fico feliz em saber que no Brasil temos cada vez mais apaixonadas pela dança do ventre e sua cultura, isso se deve as todas vocês, já experientes bailarinas que quando se apresentam com sua luz, faz acender em cada coraçãozinho que as assiste a chama da dança, e traz novas adeptas a nossa amada dança do ventre.
Boa dança a todas.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

BAILA BAILARINA! NUNCA PARE DE BAILAR!




Os braços vagam pelos ares, descem contornando o corpo, passeiam serpenteando, envolventes, cadenciados, rítmicos aloprados.

Bailarina de beleza inigualável no olhar, mostra sua essência quando seu belo sorriso brota em seu rosto, amoroso, meigo, carinhoso.

Bailarina divina da arte explicita em seu corpo, bailarina que baila envolvente sobre o dorso.

Me leva a perder horas vislumbrando seus quadris frenéticos a dançar, bailarina típica egípcia, não há outra em seu lugar, não há outra que seja como você linda, meiga Bailarina é toda feita para encantar.

Quando suas vestes cobrem partes do corpo acompanhando seus movimentos loucos, ora imagino festa nos céus, onde todos os anjos descem para acompanhar os movimentos de seu véu.

Exala de ti floroso perfume, caem de seu corpo gotas do mais puro néctar, ver te bailar é como ver a pureza passeando pela terra, levando amor e paz em todo lugar que passar.

Baila! baila! Não pare de bailar, me leva junto de seu quadril, as batidas do derbak, encantado vendo-o soar e você ao acompanhar, se for um sonho? Me deixe, pois jamais quero dele acordar.

És tu bela Bailarina, bailarina do toque de cristal, que me envolve com sua dança alma, me prende a sua pele alva, e encanta a todos nós, em suas mãos sou um frágil, simples e pobre mortal.

                                                                                                                            Jamal Marzuq

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

FELIZ 2012

                                                                                                         
                                                                                                               Por: Viviane Cristina

Bem! 99% das pessoas costumam dizer! – Deixa pra amanhã!
Mais porque deixar para amanhã? O que se pode fazer hoje!  Amanhã talvez seja tarde.

Então comece a se organizar desde já, falta pouco para o fim do ano, -Nossa passou rápido!
Tantas coisas que você planejou e nem realizou a metade, ou então acontecerão totalmente diferente do que você tinha imaginado, desde um simples corte de cabelo para mudar o visual até a compra de um carro uma casa a conclusão de um curso .
Talvez você veja o ano acabando e se sinta frustrada ao olhar para trás e não enxergar algo grande que tenha planejado aconteceu .
Mais aos seus olhos o que é algo grande? Para a humanidade o que se tornou algo grande?
Hoje em dia é interessante observar que o prazer à alegria da vida ao contrário do que muitos acreditam não está no dinheiro e nem no luxo proporcionado por ele.
A alegria da vida está nas simples coisas , muitas pessoas passam a vida inteira em busca da felicidade e acabam não enxergando que ela está ai bem a sua frente ao alcance de suas mãos .
A alegria da vida é poder ver olhar em sua volta, as pessoas que estão no seu dia a dia ao seu lado e valorizá-las enquanto estão ali , olhe pra elas, talvez a correria do dia a dia não te permite olhar para elas , olhar o céu , olhar um belo jardim , olhar uma criança brincando e ver que você já foi aquela criança.
A alegria da vida é poder sentir ,a correria do dia-a dia, a presença de quem você ama, sentir o calor do sol e o mais importante sentir a presença de Deus que todos os dias está de braços abertos para te receber abençoando um novo dia.
A alegria da vida é poder falar, falar o que você realmente sente a respeito de quem está a sua volta , talvez em seu pensamento você pense: - Ah mais ele já sabe! Fale! Não guarde pra você aquilo que deseja falar a alguém, as palavras são tudo e falar o que sente a uma pessoa que você ama pode mudar completamente seu dia, um simples “Eu te Amo” se torna grande e tem o poder de mudar uma vida , fale comece a falar, não pelo celular, telefone, MSN, Face ou qualquer outro meio de comunicação, mais fale pessoalmente, fale olhando nos olhos, veja e sinta quem está a sua frente sempre .
A alegria da vida é ouvir , talvez você esteja cansado demais para ouvir, ouvir seus pais que morrem de saudades enquanto você esta longe, ta certo! Você cresceu mais eles ainda querem te contar muitas historias antes de dormi, ouvir o seu filho que fez um trabalhinho lindo na escola,  e olha! O assunto do trabalho era você, mais você “cansado” pediu para ele te falar mais tarde, ouvir um amigo que estava precisando demais desabafar com você, mas você se olhando para dentro só viu os seus problemas, a sua dor e não lhe deu atenção. Ouça! Comece a ouvir mais com o coração, com a alma. Ouça os sons da vida, um pássaro cantando ao amanhecer, o vento, o som da chuva, de uma queda d’água o mar, ouça as crianças brincando, você verá uma beleza jamais notada.
Então comece a sentir o gosto, os sons e o cheiro da vida de outra maneira, com outros olhos , com outros sentimentos.
Pense sempre positivo, para afastar o mau de você, e deixar o bem estar tomar conta de si, pense grande, em tudo que deseja realizar, e alem de pensar aja pois o agir te fará ter as conquistas que deseja.  Pensar positivo te torna uma pessoa mais firme, mais forte, mais feliz, deixe fluir do seu interior sempre o melhor para que as coisas boas rodem o seu exterior .
Comece a planejar suas metas para 2012, mas de valor a vida, amizade, bem estar, de valor a você, e assim terá um ano melhor, cuide de você. 

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PAULA FERNANDES HOMENAGEM AO ORIENTE

A versátil cantora Paula Fernandes em uma apresentação notável da musica Maktub, cantada em portugues ela ate arrisca uns movimentos de dança do ventre no solo do derbak, parabéns Paulinha.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PREMIO NOBEL DA PAZ É DIVIDIDO ENTRE 3 MULHERES DO ORIENTE MÉDIO


Três mulheres que combatem a injustiça, a ditadura e a violência sexual na Libéria e no Iêmen ganharam o prêmio Nobel da Paz 2011, neste sábado. A cerimônia aconteceu na capital da Noruega. A presidente liberiana Ellen Johnson Sirleaf, sua compatriota Leymah Gbowee e a iemenita Tawakkul Karman receberam seus diplomas e medalhas com muitos aplausos na cidade de Oslo. Segundo o presidente do comitê Thorbjoern Jagland, as três mulheres representam a luta pelos "direitos humanos em geral e das mulheres pela igualdade e paz, em particular."
Desde 2004, nenhuma mulher ou sub-saariana africano tinha ganho o prêmio. Na ocasião, o comitê de honra Wangari Maathai, do Quênia, mobilizou mulheres pobres para combater o desmatamento com plantio de árvores.
Sirleaf foi eleita presidente da Libéria em 2005, depois de ter sido a primeira mulher democraticamente designada à chefia de um país africano, e ganhou a reeleição em outubro.
Aos 39 anos, Gbowee participa de uma longa campanha pelos direitos das mulheres e contra o estupro, desafiando os senhores da guerra da Libéria. Em 2003, ela levou centenas de manifestantes do sexo feminino a fazerem uma "greve de sexo" para exigir o desarmamento rápido de lutadores, que continuam reprimindo as mulheres, apesar de um acordo de paz que deveria ter terminado há 14 anos.
A jornalista Tawakkul Karman, membro do partido islâmico Islah, é a primeira mulher árabe a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Ela também lidera o grupo de direitos humanos das mulheres Jornalistas sem Correntes. Ao escolher Karman, o comitê do prêmio também reconheceu o movimento Primavera árabe defendida por ativistas muitas vezes anônimos da Tunísia para a Síria.
O prêmio Nobel consiste numa medalha de ouro, acompanhada por um diploma e um cheque de 10 milhões de coroas suecas, que corresponde a um milhão de euros. Esse valor será dividido entre elas. Os prêmios Nobel de literatura, química, física, medicina e ciências econômicas também serão entregues neste sábado, em Estocolmo.

domingo, 11 de dezembro de 2011

PRESENTEANDO A BAILARINA


Esta chegando às festas de final de ano..datas em que costumamos presentear amigos, namoradas (os) esposas (os) e parentes. Se você tem uma bailarina de dança do ventre em seu meio de convívio..saiba que presentea-la é fácil.
As bailarinas de DV são apaixonadas pela dança e pela cultura que a envolve, então presenteá-la com artigos de dança do ventre como véus, cintos, espadas, roupas, maquiagem, principalmente Kohl e kajal isso sempre será acertar em cheio na escolha, mas também a outros itens que as agradam, como Narguiles, tapetes orientais, puffs, quadros com motivo árabes, livros sobre cultura árabe e egípcia, estatuas, perfumes, incensos, enfim tudo que ela possa usar na decoração de seu espaço e em si mesma, fica ai a dica a quem for presentear uma bailarina de DV.
Desejo Boas festas a todas.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

DANÇA DO VENTRE NA INTERNET FAZ MULHER “INVALIDA” PERDER A PENSÃO

Uma americana que dizia ser inválida teve a pensão cortada depois que seu ex-marido encontrou fotos suas em um blog dançando dança do ventre, conta o site da BBC. No processo de divórcio, três anos atrás, Brian McGurk foi ordenado a pagar US$ 850 (R$ 1,3 mil) por mês a Dorothy McGurk pela vida toda e ela continuou a viver na propriedade do casal, já que alegava ser incapaz de trabalhar por causa dos ferimentos sofridos durante um acidente de carro em 1997.

Mas após ver fotos da ex-esposa de 43 anos dançando na internet e um blog em que ela dizia fazer dança do ventre "várias horas por dia", ele decidiu levar o caso à Justiça.
A Suprema Corte de Richmond County, em Nova York, decidiu que a pensão agora será de US$ 400 dólares por mês (R$ 630). A casa terá de ser vendida e Brian McGurk terá direito a 60% do valor, porque a ex-esposa teria trabalhado durante apenas dois dos 11 anos de casamento. Além disso, Dorothy terá de pagar todos os custos do ex-marido com advogados.
Após a nova decisão da Justiça, Dorothy McGurk disse à mídia local que ela estava apenas posando com véus nas fotos publicadas em seu blog e não fazendo dança do ventre. "Eu adoraria poder ser uma dançarina do ventre profissional, mas isso é impossível", disse ela ao jornal NY Daily News.
Dorothy McGurk alegou que seu médico havia indicado leves exercícios de dança do ventre como fisioterapia, mas ele desmentiu a declaração em seu depoimento no tribunal.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

OMÃ - UM PAÍS DE RIQUEZAS ÚNICAS.

Omã é um país situado na Arábia, mais especificamente na extremidade oriental da Península Arábica. Capital: Mascate.
O país é constituído por três territórios descontínuos. Os dois territórios menores estão encravados nos Emirados Árabes Unidos, sendo constituídos pelo Enclave de Madha e pela Península de Musandam e territórios adjacentes, no Estreito de Ormuzque separa o Golfo Pérsico do Golfo de Omã. O território maior limita a norte com oGolfo de Omã (do outro lado do qual se estendem as costas do Irão e Paquistão), a leste e sul com o Mar da Arábia e a oeste com o Iémen, com a Arábia Saudita e com os Emirados Árabes Unidos.
Um fascinante País, de lindas praias de aguas límpidas e belissíma arquitetura antiga e moderna, Omã conta com os mais belos hotéis de todo o Oriente Médio, e com o principal porto de entrada dos produtos aos Países Árabes.
Vejam algumas fotos de Omã:

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A MULHER VERDADEIRA


                                                                                                    Por: Jamal Marzuq

Todas as mulheres são verdadeiras, mesmo as que escolhem gostar do mesmo sexo continuam verdadeiras mulheres, pois todas têm dentro de si algo maravilhoso, tem dentro de si a maquina da vida.
Vejam só que grandiosa é a mulher para o mundo, para os homens. Ela foi gerada de um pedaço do homem, nela tem um pouco de cada um de nós homens, nos foi dada como companheiras para nossa acabar com nossa solidão, pois fomos feitos do barro, sozinhos em um paraíso que não tinha alegria, apesar de ser lindo, o Criador vendo isso tirou de dentro de nós as companheiras e as fez modeladas de forma que se destacavam umas das outras, cada uma com sua particularidade de beleza. E mais, nos deu através delas a forma de ter filhos de povoar a terra com nossos herdeiros, companheiras fiéis, amigas, mães, que cuidam com amor e carinho dos filhos por todo sempre.
Não podia ter outra criatura com tal devoção como a mulher, que quando foi feita teve em si o poder de suportar as dores que o mundo lhes traria, mas nunca amoleceriam. Como até hoje elas nunca amoleceram, sempre firmes seja qual for o desafio encaram-no de frente.
Quando a mulher se alia a uma arte, ela vai além de ser mulher, ela se torna uma nova criatura, que causa muito mais encanto que seu próprio e natural encanto. A mulher arte, se torna admirada, invejada, respeitada, é um ser com o toque divino.
Seus toques, seus olhares, sua fala, até seu modo de sorrir já encanta de imediato, logo você nota que esta de frente a uma imensa mulher, perfeita. Qualquer forma de arte torna uma mulher incrível em uma mulher inesquecível, seja ela cantando, dançando, tocando, pintando, desenhando, enfim, tudo que seja arte a mulher será sempre única.
Querem exemplos? Quem não se encanta com cantoras, escritoras, atrizes, e bailarinas.
As musicas mais ouvidas geralmente são de cantoras: Amy Winehouse, Adele, Ivete, Elis Regina e outras, as famosas escritoras de Harry Potter da escritora britânica J. K. Rowling, ou Crepúsculo de autoria de Stephenie Meyer. E quando falamos da dança! Logo vem os movimentos precisos e graciosos das bailarinas, o encanto que elas passam quando exibem o largo sorriso ao dançar e grandes nomes.
Dançar! Uma força que move o ser humano, ao ouvir um ritmo pulsante já sente o corpo querendo acompanhar a musica, ninguém melhor para acompanha com seus quadris, seus braços, seu sorriso, seu encanto, do que a mulher, ela foi modelada para a dança, tudo nela corresponde de forma harmônica, suave, delicada, ela expressa todos seus sentimentos pela dança.
Ser mulher é ser divina, ser especial, ser forte, estar em harmonia com o universo e dele tirar sua energia, ser mulher é um presente dos céus, é estar mais perto do Criador, quando Este as admira com sua arte na terra.
Todas são mulheres de verdade, são amigas e companheiras para todo o sempre. São merecedoras do sucesso pleno em tudo que desejam fazer.
Deixo aqui meus parabéns a todas vocês que escolheram ser mulheres, o mundo é bem melhor com a presença de vocês nele.

RELEMBRANDO O PASSADO.

Quem nunca se encantou com o coral de Fata Morgana - 1987


Ou não saiu cantando e requebrando ao som de El Arbi do Khaled - apresentação recente de 2011.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A CRITICA VIA YOUTUBE.


Por: Jamal Marzuq

 Eu já comentei aqui no Blog em um post do mês de Junho de 2011, sobre a critica. A critica é sempre bem vinda, mas a critica de quem realmente sabe aquilo que esta falando, ou seja a critica de outro profissional da mesma área.
Mas esta acontecendo uma critica no meio da dança do ventre que já venho escutando com certa freqüência sobre as bailarinas que postam seus vídeos no youtube, tem uma grande variedade de vídeos de dança do ventre postados nessa rede de vídeos, tem profissionais, amadoras, gente que não sabe dançar, enfim, esses dias até vi o vídeo de uma bailarina que em uma apresentação com a casa cheia, no primeiro rodopio sua saia cai (alfinetes sempre na mala, regra da bailarina, não se esqueçam), mas isso não foi no Brasil.
Mas vamos ao ponto que eu quero chegar sobre a critica do youtube, assistimos uma apresentação de uma bailarina, e logo já vem comentários, “ela ta fora de ritmo”, “olha só a música esta em uma batida e o quadril dela esta fazendo outra coisa”, “ela esta perdendo o compasso”. Gente, não da pra avaliar uma apresentação por vídeos postados na internet, é simples, os vídeos postados sofrem uma alteração de sincronismo, o som nem sempre acompanha a imagem, reparem nas falas, os lábios se movem diferentemente do som emitido, até em televisão às vezes isso acontece, o vídeo depende muito da qualidade em que foi gravado e também da sua internet que esta o baixando no momento e também quando se posta, no youtube por ser uma rede de milhares de acessos, sempre estará baixando os vídeos com algum retardo de imagem e som, milésimo de segundo que saia de sincronismo imagem e som é o suficiente para parecer que a bailarina esta fora de ritmo, lógico que isso só irá perceber quem é afinadíssima (o) com a dança do ventre.
Então quando verem um vídeo de dança do ventre com algumas falhas evite criticar, a não ser que tenha visto a apresentação do vídeo ao vivo, e que esta realmente tenha tido falhas.
Mas eu confesso que adoro assistir vídeos da interne de dança do ventre, e peço a todas maravilhosas bailarinas que continuem postando sempre.
Uma boa dança a todas.