PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

segunda-feira, 6 de junho de 2011

A HORA DO SHOW

Por: Jamal Marzuq

Chegou o grande dia, o grande momento, o dia da apresentação. Você olha pela fresta e vê a casa cheia, lotada, é comum dar um gelinho na barriga, pensar se tudo sairá como você planejou e ensaiou por meses, afinal tudo se resumira nessas poucas horas, esta tudo afiado, você já sabe de cor todas as coreografias, já dorme com a musica em sua cabeça por semanas, só falta o ato final de mostrar todo seu esforço e talento a todos. Seja em grupo ou solo, todas as bailarinas ficam ansiosas nervosas no dia da apresentação por mais experientes que sejam, pois imprevistos podem acontecer, dar branco na coreografia, escorregar, cair parte da roupa, enfim, oque desejamos é que seja a apresentação perfeita e cause na plateia o efeito de contentamento e encanto.
A cada apresentação a bailarina fica mais familiarizada com o ambiente palco, por isso é sempre bom estar participando de diversos eventos ligados a dança do ventre, assim você vai diminuindo o fator ansiedade de suas apresentações, mas nunca conseguira totalmente, hoje mesmos as mais renomadas profissionais ainda sente o gelinho na barriga das primeiras vezes que pisou em um palco. Tudo deve ser checado, principalmente as roupas, eu aconselho alguns dias antes da apresentação ensaiar com a roupa que usara no dia, já para corrigir eventuais defeitos que possam surgir, como uma peça que pode se desprender, se ela travar alguns movimentos, você observa se com a roupa se os seus movimentos tem a mesma dinâmica visual que você imagina ter em sua coreografia. Eu tenho comigo um habito, é sempre melhor usar o instrumento que será tocado no dia, assim evita muitas surpresas.
Quando formos pra uma apresentação devemos escolher os materiais de feitio das novas roupas (quando feitas para um grupo destinada a certa coreografia), os sapatos, lenços, tudo de preferencia novos e da melhor qualidade. Contando uma rápida historia, uma vez eu vi uma bailarina rasgar seu lenço, ela estimava muito ele e o coitado já estava bem velhinho e enfraquecido pelas muitas lavadas, quando ela fez um movimento que exigiu dele o coitado não aguentou e rasgou-se, assim pode acontecer com materiais de baixa qualidade também, lembrem-se: Invistam em sua profissão com o que há de melhor no mercado, e assim estará se valorizando ainda mais. Pois só os melhores profissionais tem as melhores ferramentas de trabalho.
Também é bom ensaiar algumas vezes se possível no local onde será a apresentação, ou pelo menos tirar as medidas do local e ensaiar dentro dessas medidas, às vezes a coreografia que montou  exige um espaço maior do que aquele que esta destinado pra você se apresentar, esse fator pode causar mudanças na coreografia ou dependendo do números de integrantes ate certo tumulto, ou no caso de maior ficam espaços na coreografia, sempre devemos usar toda extensão do palco, seja em grupo ou solo.
É importante ter no local uma espécie de cozinha improvisada, mesmo que dentro do camarim, com agua fresca e algumas frutas, pois o nervosismo tende a secar a boca, e também tirar a fome, e muitas passam o dia sem comer, quando chega a hora pode até desmaiar de fome, caso raro, mas pode acontecer com já presenciei.
Outro fator importante é cumprir horários, se o show esta marcado pra começar às 19hs, é tolerado no máximo que se inicie as 19h01min, você deve estar no local da apresentação já com tudo definido 1hr antes, na verdade esse tempo prazo é apenas para o fator humano, que muitas vezes pode se atrasar, por diversos motivos, mas o fator, decoração palco, roupas, som, luzes, isso deve estar pronto um dia antes se possível, ou se o show será à noite, na parte da manha já deve estar tudo acertado.
 O sistema sonoro é um grande vilão, por isso nunca confie em apenas um sistema de som,  fontes de áudio, leve consigo copias, hoje geralmente usamos um computador pra gerar o áudio, salve a pasta de apresentação no HD, em CD e também em um Pen Drive, e tenha se possível outro PC pra uma eventual emergência, nesse caso um laptop pode ser muito útil.
Tudo pronto, tudo acertado é só iniciar sua apresentação e no final receber os merecidos aplausos. Não se esqueça de contratar gente especializada para registrar os momentos em vídeos e fotos. Digo especializadas por que hoje com a febre de maquinas digitais que tiram fotos e filmam é normal todos se dizerem fotógrafos e que registrarão os momentos, mas também é comum quando você for ver os registros notar que eles mais se parecem borrões de Pablo Picasso em um de seus dias inspirado. Organize-se e faça um evento realmente grandioso, os aplausos são para você.
Uma boa dança a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário